quarta-feira, 4 de julho de 2012

Leitura e informação

Como prometido darei prosseguimento sobre a leitura.Anteriormente falei do começo do meu amor a leitura e agora será posto aqui a importância da leitura no cotidiano.
Quem lê se informa,frase óbvia porém a diferença de uma pessoa que lê constantemente com a pessoa que não a faz é gritante já que é perceptivel logo em conversas ou escritas.
A conversa é  um dos exemplos dados aqui porque a tv e jornais são usados como fontes para assuntos do dia a dia e sabemos que são veículos limitados por causa de motivos políticos e comerciais não informam além da notícia.Futebol,novela,notícias instantâneas como crimes e política acabam sendo o mote de sua informação.
Então tem que se buscar uma ferramenta indepedente como os livros.
Lá nos livros,a imaginação corre solta, a informação tem erros e acertos,didática exata,pensamentos e ideologia a escolha sem esconder fatos e que se pode ser contraposto em resenhas mentais e escritas.
Pode ser escolhido o bem e mal e coloca-los a conffronta através de comparações.O certo pode desmascarar o errado e teses pode de uma hora para outra vira passados com novas teses.
Biografias não são obituários simples de jornais ou release de telejornais e sim informações detalhadas.Claro que existe a biografia santificada da pessoa,onde suas vilanias são escondidas sendo viva ou morta.
E os livros best sellers de vampiros e Harry Poters da vida?Nada é perfeito.Mas é um passo para uma leitura mesmo que sendo leituras ruins.Pelo menos nessas edições jamais terá erros de português e acentuação.
A leitura do livro é igual novas células para o cerébro.Estará alimentada contra ignorãcia de assuntos.
O que falta ao  nosso povo é o vício de se informa e ter critérios nas leituras e também fazer a comparações do que se lê.Também armazenamento de informações.
O vício é pegar qualquer tipode informação que tver em sua volta:jornal,livros,gibi,internet.Até noticias de anos atrás como jornais velhos da rua também serve para informar.Faço isso quando vejo um jornal velho e aproveitável no chão.Noticia velha,mais nova para mim porque não a li.
O critério é caso sério para o brasileiro.Ler não é suficiente, é preciso entender e julgar. Talvez aquela leitura é  tendenciosa e nociva e você acha que é uma coisa boa.
Me lembro uma vez no 1° período da faculdade quando um professor esbravejou com a turma sobre um texto de Kant porque ele teve posição racista no texto.Esbravejou com a gente devido que a gente teve várias interpretações mas que não se precebeu o preconceito do escritor alemão.Ou seja um alerta para uma falta de faro para perceber  a parte ruim do texto.Mas essa situação que vivi acontece com muitos.
De a pessoa não entender o que lê.Outro problema é achar algumas palavras são dificéis.Se lesse com assiduidade elas seriam mais fáceis.
O armazenamento é um exercício que se feito dará vantagem infinitas a pessoa. Entenderá texto,fará provas melhor, conversará bem e saberá distinguir o certo do errado. Muitos culpam o cansaço até a idade,mas porque existe pessoas de 80 anos cansadas e até doentes mais lúcidas?Então essas desculpas não deverá ser colocadas.
O caso do analfabetismo funcional é grave no Brasil,principalmente na idade infantil e adolescente.Hoje com a situação do ciclo que não permite reprovação,alunos acabam fazendo séries sem saber ler decentemente.Deveria  haver  estimulos de leituras como concursos de poesias e prosas entre alunos.Métodos do Paulo Freire que de fato sejam posta em práticas como ensinar a ler baseado na realidade do aluno.Assim faria o aluno saber a sua realidade e entender o que ler.
O Estado com suas escolas decadentes nada fazem porque o interesse é alienar e que os alunos apenas aprenda o básico e não o estudo de reflexão.
Por isso os vestibulares estão cada vez mais reprovando pobres e aprovando ricos por causa de ter tido uma escola improdutiva.O aluno de classe m´pedia alta tem acesso a livros e uma escola que apesar de repetitiva é multilitáruia quando explica a leitura e outras línguas.Errado?Pode até ser mais por incrivél que pareça é na classe média alta que surge pessoas que contesta o sistema e propõe uma mudança de sitema
Não que na pobre não surja,mas é custoso,apesar de a coisa ter mudado e com esperança que nós pobres vamos mudar o mundo e ainformação vai ser compatilhada a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...