quinta-feira, 1 de maio de 2014

#Somos todos brasileiros?

Ayrton Senna para mim foi a única individualidade que de fato conseguiu fazer o brasileiro se dizer brasileiro.
Apesar de alguns dizerem que foi o Pelé,rebato dizendo que ele não ganhou as copas sozinho,apesar de sua genialidade ímpar.Garrincha,Didi,Nilton Santos,Vavá,Belini,Jaizinho,Gérson,Rivelino,Félix,Tostão etc ajudaram o Brasil ser tri-campeão mundial antes do tetra e penta.Então as seleções de 1958,1962 e 1970 integraram o nosso país.
Senna foi o único esportista que as 9 da manhã( nos continentes americanos o horário era 1 da tarde e na Austrália e Japão,3 da manhã) fazia o brasileiro ficar diante da tv torcendo para que Senna cruzasse a reta final e depois sentir que ele mesmo cruzou a linha de chegada.
Deveriam derrubar a figura de Tiradentes e colocar a de Senna em todas repartições públicas.E não seria exagero,já que Tiradentes tem muita farsa em sua história contadas pelos republicanos.
Apesar de a seleção brasileira e Senna terem feito o brasileiro dizer que tem orgulho de ser brasileiro,o brasileiro sabe dizer o que é ser brasileiro?
Recentemente a campanha publicitária #somostodosmacacos nos refletir que a gente deve lutar contra o racismo e dizer que temos origem negra em algum momento do passado ou presente.
Porém a campanha encomendada pelo staff do Neymar contra o racismo deveria ser aproveitada para perguntar:#somostodosbrasileiros?
Infelizmente questionar seu sentimento patrióticos ou porque se é brasileiro não vende camisa de seleção ou não dá voto.
Eu não me sinto brasileiro e sim orgulhoso de minha família e de meus amigos.Me sinto mais flamenguista do que brasileiro.Me sinto mais espiríta do que brasileiro.Me sinto mais comunista do que brasileiro.E não morreria pela minha pátria para defender o meu país porque pensaria em mim,família,amigos e pessoas que estivesse sofrendo.
Essa identidade de brasileiro já me dei resposta faz tempo.Acho a bandeira do nosso país apenas simpática,o hino tirando a letra lamentavél perfeita e o brasão horroroso.
Acho patético as pessoas se dizerem patriotas,deveriam ser humanas.
E por mais que vibrasse por Senna e gostasse de seu caráter,não o considerava um herói.
A figura do herói é herança mítica greco-romana para incentivar mediocres guerreiros a lutarem mais bravamente.
Ser brasileiro é ainda uma incógnita por mais que o brasileiro diga que sabe o que é ser brasileiro,mas na verdade não sabe.
Sabe quando o seu país é representado no esporte o que lhe dá um concretismo de uma coisa que não pode sentir:pátria.
Na verdade ser brasileiro era mostrar a nossa capacidade de ser mais humano,ético,humilde,justo e avançado tecnologicamente.
O conceito pátrio que temos é cooisa atrasada.De brasileiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...