A vitória da Beija Flor homenageando a Guiné Equatorial gerou polêmica devastadora esse ano.Antes da vitória da azul e branco já havia discussão sobre o assunto devido ao país africano viver numa ditadura monarcal onde uma boa parte do povo vive na pobreza e é oprimido com violência se discordar.
Porém há uma semana antes do carnaval, começaram nas redes sociais como Facebook e Twitter a discussão sobre a homenagem da Beija Flor a Guiné Equatorial.
A vitória da azul e branca acabou provocando mais publicações sobre esses tema, onde não é exagero dizer que passou de milhões de postagens nas redes sociais e reportagens sobre o assunto.
A maioria foi contra a homenagem da Beija Flor e uma minoria a favor com justificativa que a beleza da Beija Flor é maior e que ela apenas estava falando apenas da África.
Esse debate foi positivo para se discutir sobre a África,pouco falada pela mídia eurocêntrica e americana.
Ver as pessoas falando sobre África e também querendo saber sobre outros países desse continente,cria brechas para falar que não é composto por países pobres e com paisagens selvagens sem qualquer habitação humana. Nesse debate descobriu que a Guiné Equatorial é rica devido a petróleo e riquezas minerais, porém mal distribuído para sua população devido a rapinagem feita pela família Obiang que pega todo recurso financeiro para comprar bens. No final na África há opressores e oprimido como em qualquer país, como também divisão de classe. Também se ver que está havendo desmatamento que comparado com a da Floresta Amazônica e Mata Atlântica, está acontecendo com maior intensidade. A fauna desse país extingue em 3 anos uma espécie animal. E doenças como malária e gripe ,curavéis em nosso país, é decretação de morte. Ou seja,os países da África também são adeptos do sagrado capitalismo.
O outro tema é falar sobre a Beija Flor e seu apoio a ditadura militar no Brasil nos anos 70 na figura da família Abraão David. A lembrança sobre esse fato foi constante,devido a escola apoiar ditadores.
A outra é que uma boa parte de nosso povo condena ditaduras,mesmo até ter pensamento conservador.A crítica do jovem de 15 a 40 anos também é importante,porque o pensamento que a ditadura deve voltar vai sendo colocada de lado,apesar da eleição de Bolsonaros e de deputados evangélicos fundamentalistas.
Porém rola a hipocrisia devido a falta de lembranças de enredos patrocinados pelo poder público aqui em nosso país e também em outros países. Poucas pessoas criticaram no ano passado a prefeitura de Maricá de ter patrocinado o enredo da Grande Rio para homenagea-la. Deveria haver um movimento crítico a poder público patrocinar escolas de sambas para divulgar seu estado ou cidade.
Por último,puxando para minha área de geografia,deveria os professores usarem essa polêmica do Guiné Equatorial e falar sobre a África em suas aulas.Não guiado pelos eurocêntricos livros didáticos nossos,mas sim através de procura de pesquisas.
O enredo da Beija Flor foi negativo na falta de sensibilidade homenageando uma ditadura cruel, porém a positiva é que se houve um debate sobre a África e ditaduras.E que continue assim...
*********************************************************************************
Fugidinhas
Quando a gente quer elogiar o carnaval de Nova Iguaçu acontece alguma merda. No caso a tragédia que aconteceu com a escola de samba de Corumbá,Palmerinha onde carregadores de carro alegórico acabaram sendo eletrocutados devido ao carro ter encostado numa fiação elétrica.
A falta de organização da prefeitura iguaçuana já era esperada,apesar do esforço de algumas pessoas.Espera-se que a tragédia seja um motor para a profissionalização de fato nos desfiles de escola de samba da cidade.
__________________________________________________________________________________
Em pleno séc XXI ainda se tem Luiz Antunes como chefe de defesa civil.
__________________________________________________________________________________
E a nossa população iguaçuana torcendo para Beija Flor.Tem até ala de endinheirados de nossa cidade que desfila na escola.
__________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário