segunda-feira, 20 de março de 2023

Reforma do Ensino Médio

 A reforma na nossa educação brasileira tem que ser feita imediatamente. Ou melhor, uma revolução para que faça o nosso país ser uma potência educacional e resolver vários problemas em relação ao seu atraso como a questão cultural, profissional e sócio econômico. E ainda diminuir a desigualdade social em nosso país.



Infelizmente o que se vê é uma proposta de reforma de ensino médio que foi feita as pressas sem qualquer debate. Foi pensado no governo Dilma, executado  fulminantemente no governo Temer e parado no desgoverno Bolsonaro.

Ou seja, a reforma do ensino médio ficou igual obra abandonada cheio de Mato.

No  final a reforma do ensino médio inacabada acabou sendo adotada pelos governos estaduais que vieram vantagem em aplica -las para uso ideológico a questão de economia, já que há redução de matérias como geografia ,sociologia e história que não são dadas no último ano do ensino médio.

Aqui no estado do Rio de Janeiro muitos professores na área de ciências humanas perderam horário por causa da reforma, na qual acaba se sujeitando a dar matérias eletivas criadas a pouco tempo como para não perder hora aula. Matérias eletivas como  "O que rola por ai" que fala sobre desenvolvimento de tecnologia, empreendedorismo na qual fala como construir um negócio e até de Como fazer trufas, que é para fazer o doce são os currículos que surgiram recentemente criados pela secretária de educação.

Seria interessante falar sobre as novidades da tecnologia dos tempos de hoje ou até ter noção aguçada de fazer belos bombons de chocolate. Só que tudo isso é feito com o professor escrevendo no quadro, sem qualquer estrutura tecnológica para dar suporte a esses currículos.

Essa reforma toda na verdade atende as grandes empresas privadas de educação, interessadas em ver a educação pública desvalorizada ou simplesmente tentarem uma lei que haja uma terceirização das escolas estaduais onde tais instituições controlariam as escolas. 

Na verdade a reforma do ensino médio atende ao pensamento neoliberal que quer a redução do estado. E que consequentemente querem que alunos de seres reflexivos virem mão de obra mecânica.



Chega ser piada fazer reforma do ensino médio numa realidade educacional onde professores são mal pagos em escolas sem nenhuma estrutura e ainda caindo aos pedaços e com riscos de segurança. Currículos ultrapassados que há anos não é atualizado fazendo que professores tirem coelho da cartola para que alunos lhe deem alguma atenção. 

A reforma do ensino médio tem que ser extinta rapidamente por sua inutilidade e desserviço a educação brasileira. Tem que ser pensado uma revolução na educação em todos os graus de ensino para que o nosso país não só formem mão de obras especializadas, mas também seres mais críticos e independentes.



Temos agora um novo governo que tem tudo para abrir um debate sobre o tema, apesar de terem suspeitas que o ministro da educação Camilo Santana  e sua sub secretária Isolda Cela  sofram pressão de  ONGs de educação picaretas como a Organização Lehman que é dona de várias escolas particulares.

O que vai barrar a nefasta reforma será a reclamação dos alunos e seus pais na qual reconhecidos de danos que afetaram em suas vidas, vão começar a reclamar sobre tal absurdo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...