sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Engarrafamento

Hoje indo para a faculdade tive sorte do ônibus ir rápido num horário das 5 da manhã.Quando passa pela altura de Belford Roxo sem engarrafamento e pela Av Brasil na altura da Pavuna sem engarrafar,vejo que chegarei rápido onde eu almejo.Caso contrário,acaba sendo um horror andar de ônibus com demora de 2 horas eu chegar a Central. Quando eu estudava só a tarde ,sabia que as 16 horas a Ponte Rio-Niterói ia engarrafar.O sentimento de uma pessoa que enfrenta engarrafamento é de impaciência,irritação,medo de perder o horário,tédio e criatividade,já que vai ter que mentir o que dizer.
Mais porque acontece engarrafamentos?
Um dos problemas é o acidente na estrada. Desde de batida de dois carros ou até de um motociclista que caiu na rodovia.O problema é que por causa de um acidente todos pagam.
Obras na estrada também prejudica o trafégo dos carros.É construção de novas vias ou recapeamentos de estradas que acaba fechando uma via.
Superloteamento de carros e vans que infestam as estradas também é um processo a ser considerado.O número de carros é n maior do que estrada.Com o tempo esses engarrafamentos demorarão mais horas a ponto de ser inviavél andar.Na semana passada houve um engarrafamento gigantesco  de 4 horas na  Via Dutra com direção a SP.
Aliás esse estado já é a primeira vítima dos superengarramentos.
Apontar uma solução seria fácil se houvesse por parte do governo um enfrentamento com o capital representado pela indústria automobílistica em relação a produção de carros.
O carro está mais barato do que uma casa.Um carro popular está na faixa de 19.000.
Repare nas ruas quanto se aumentou o número de carros populares novos.
Agradecemos esse aumento de venda de carro a dois governos:Collor e Lula.
No Collor,a idéia era agradar os empresários e mostrar para o mundo que o Brasil definitivamente sairia de seu isolacionismo de quase um século.Foi em seu período que sem nenhum pudor começou aumentar o número de índustrias automobilística no Brasil,em estados estratégicos como o trecho RJ-SP e o interior da Bahia e Minas. Foi celebre a frase do Colllor para essa mudança tão brusca:"Nossos carros são uma carroça"
No Lula foi aquela que o brasileiro mudaria de vida comprando tudo,desde telefone celular a DVD.E o carro não escapou dessa.Com algumas reduções de imposto,o carro estava sendo vendido  não a preço de banana,mas pelo menos de laranja.
Não vou na idéia reacionária do presidente do Millenium,o escatológico Rodrigo Costantino que diz que o acesso barato da mercadoria a população é que pode gerar atraso econômico em nosso país,mas sim que haja controle na produção de carros.
Se não haver tal controle,haverá o que chamamos de perda de valor monetário do carro.Ou seja além dessa perda de valor,não será vantagem de comprar um carro,porque a demanda de carros superou a de estradas.
É quase a idéia de  Malthus em relação aós carros,muito carros e pouca estrada.
Mais ao mesmo tempo não se pode pedir as pessoas que parem de comprar carro.Isso por causa de trens e metrôs de péssima estrutura para atender os índividuos.
Ainda usar o carro é comôdo,é leve,porém estar aos poucos engarrafando as ruas.
A primeira idéia justamente é melhorar os trens de superfície com melhor atendimento.Os trens de hoje só dá pau e deixa maioria na mão. Trens com condicionador de ar,atendimento gentil do funcionários e manuntenção permanentes do trem seria um caminho.Infelizmente acontece um inverso.Fora também que deveria reativar algumas linhas de trem que foram desativadas só para atender os interesses das empresas de ônibus.Com certeza a pessoa que mora em Ambai em Nova Iguaçu ou no Tomazinho em São João de Meriti não precisaria de pegar seu carro e ter problemas com trânsito.
Uma boa pedida é os trens de cidades como os aeromovéis e bondes modernos.Como esses modais só tem uma linha exclusiva,rapidamente atenderia a população.
A reativação do transporte hidrográfico não pode ser deixado de fora.O Brasil ignora o transporte sobre as águas.Aqui no Rio temos as Barcas que só atende no máximo 6 rotas.Se ampliasse esse tipo de transporte seria uma solução aos engarrafamentos.
O esquema de rodízio de placas seria eficiente aonde um certo número final de placa não poderia circular nas ruas.Em São Paulo deu certo quando se usou como também em Recife e Riberão Preto.
E por último  extinção de algumas estradas,intimidando alguns andarem inutilmente no seu trafégo pendular.
Falta também nas pessoas um bom senso e inteligência de usar carro todo dia.Tem até aqueles que usam carro para ir na padaria!
Mais parece que o estado está jogando para ver se de fato a tragédia acontece.
**********************************************************************************
FugidinhasNão se surpreendam se o PT Nova Iguaçu fechar com o Bornier na reunião de sábado na Escola Técnica João do Nascimento.Seria interessante para ambos firmar essa parceria.O PT que adorou ser governo e está com muita fome e Bornier que não quer se afastar do governo federal.Porém como nem tudo é unanimidade,vai haver o grupo de esquerda do PT falando que é do contra.Mais quem derá se fosse para denunciar Bornier,mas sim para atender a candidatura do Lindberg Farias  para governador em 2014.Inclusive essa "esquerda" foi a que mais aprontou na gestão do Lindberg.*********************************************************************************Essa mesma "esquerda" do PT que incentivou os protestos acontecidos em Nova Iguaçu contra o aumento de salário do Bornier.*********************************************************************************Tem vereador veterano  do PT que adoraria que tal aproximação com Bornier acontecesse,afinal o edil que incentivou que votasse em apoiar o governo.Porém é a favor da candidatura do Lindberg,depois que o mesmo lhe apoiou para representar o partido nas eleições para prefeito de Nova Iguaçu.*********************************************************************************O blogueiro aqui presta solidariedade a jornalista Jeannia Maria.Temos idéias diferentes,porém se converge no que se diz a verdadeira democracia de opinião.**********************************************************************************U ex-candidato a prefeito de Nova Iguaçu deveria ficar preocupado com o que o pessoal acha dele.Depois de criticar insanamente pessoas que criticaram o protesto,acabou ficando com imagem mais arranhada do que estava.Os companheiros de seu sindicato já o acham blasé e de seu partido se rublam por tanta falta de perícia em suas estratégias políticas.Uns até confidenciaram ao blogueiro que caso ele saisse do partido seria um alívio.*********************************************************************************E esse partido que não tem sede para reunir seu pessoal.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Copa Caixa D`Água

Começou um dos piores campeonatos de futebol existentes no Brasil e se colocar no mundo,ninguém reclamará disso.Estádios vazios,ingressos caros,nivél técnico fraco,formula de disputa ultrapassada,times pequenos sem torcidas,estrutura horrível. Tudo isso vai ser o campeonato carioca.Um equivoco que só acontece no Brasil.
Reunir 16 times do Rio e separar em dois grupos,onde todos disputam entre si é abusar de nossa inteligência.Qual público tem Olaria X Bangu? Ou Quissamã X Nova  Iguaçu?
Nesses confrontos que eu enumerei,vemos que se paga mais para jogar do que receber.
Era para ser uma pré temporada curta para disputar campeonato mais importantes como o Brasileiro e Copa do Brasil.Mais fizeram desse campeonato,uma coisa muito importante a ponto de se até demitir técnicos se caso o clube perder duas partidas.Falo isso dos grandes clubes como o Flamengo,Vasco,Botafogo,Fluminense que colocam titulares parar jogar contra times pequenos.Nada contra esses times pequenos que às vezes até tem um nivél técnico mediano,mas geram prejuízos como técnicos,físicos e financeiros.
Os clubes pequenos disputam esse campeonato apenas para fazer negócios com jogadores ou até se fazer lavagem de dinheiro.Porque até para esses times pequenos se esperar algum lucro além disso,estão perdidos.
Já os grandes usa desse torneio um consolo para sua torcida quando ganha.É não sei quantos tri,tetra,o cacete a quatro.Mas quando disputa um Campeonato Brasileiro ou  até Libertadores levam chulapadas de outros adversários com nivél mais alto do que  Nova Iguaçu.Ou seja,não serve nem de preparação para uma pré temporadas.
Os defensores desse campeonato fala que o campeonato é charmoso e histórico,que é o único campeonato que  todos os grandes cariocas se enfrentam.Mais se esquecem que pessoas nos estádios não comparecem lá.Já se viu um Fla X com 10 mil torcedores.
Outra coisa é a falta de estrutura que afasta o torcedor.A violência correndo solta com um bando de vagabundos da torcidas organizadas se enfrentando.Muitos sairam feridos ou até mortos.Como um torcedor honesto levará seus familiares e amigos para torcer para seu time?Sem falar que o preço do ingresso é o valor de seu gatonet ou Sky.
E deve ser um saco ver seu time jogar contra o Quissamã sabendo que vai ter 80% de chance de ganhar e 50% de empatar.
Infelizmente,os clubes grandes aceitam  essas coisas por que são mal administradores.Não sabem fazer negócios,são amadores.E o campeonato carioca é nascido de um movimento amador.
Deveriam esses clubes grandes impor um modelo de disputa que possa beneficiar os clubes monetariamente,onde todos os torcedores vá aos estádios.
Para isso deveria diminuir o número de 16 para 8.Seria um campeonato mais dinâmico e fácil de disputar.
Os times pequenos disputariam uma formúla eliminatória que disputariam 4 vagas para disputar com os grandes.
Outra coisa também é reforçar esses times pequenos com jogadores de nivél técnico de medio a alto e forncer aos clubes pequenos e até grandes.
Só teria um turno classificando  4 para a semi-final.
 A duração seria de 2 meses para tornar o campeonato mais rápido.
Enquanto não se fizer isso,clubes apenas disputarão esse torneio por mero romantismo.


DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...