Em pleno calor de Nova Iguaçu às 8 da manhã ,faltando um dia de aula na faculdade,estava debruçado no computador para fazer cancelamento de um cartão Riocard bilhete único que perdi no último sábado.Como a esperança dessa pessoa entregar meu cartão com alguns valores nele contidos é nula,tenho que cancelar o cartão.
Uma coisa que deveria ser simples ,acaba se tornando uma coisa cansativa,estressante e problemática..
Fiquei reservando entre o computador e o telefone para ver como conseguia cancelar o meu cartão.A sorte de estar fazendo tal alternância,é que meu computador é gerido pela internet banda larga.Antes quando a minha era discada imagine o meu drama....
O atendimento do Riocard é péssimo,com umas atendentes que só falta gritar com você,fora as informações erradas e confusas que estas dão.Tudo para foder a paciência dos que utiliza o serviço do Riocard..
Terminei o serviço a 10h40min e ainda tive que pagar uma taxa abusiva de R$17,40 para manutenção do serviço numa lotérica cheia em pleno meio dia.Acabei chegando em casa as 15h20 da tarde.E só vou ter o meu cartão cancelado dois dias depois literalmente.Geralmente é um prazo maior que uma empresa dá para resolver um pagamento feito,mas com a Riocard 2horas é 2horas.
Desabafo feito e dito,agora vamos falar de um serviço que era paras beneficiar e agilizar a vida do trabalhador e estudante,acabou ferrando a vida dele.
A dona desse serviço é a sinistra empresa Fertranspor que é uma federação de empresas de ônibus.Fundada em 1955 por empresários de ônibus de Minas,Espírito Santo e Bahia com o tempo acabaram se separando.Em 1989 quase acabou sendo extinta por causa de quase falir.Porém o governo Moreira franco doou 3 bilhões(valor inflacionado) para salvar tal instituição.Nesse mesmo ano houve a morte misteriosa de assassinato de seu vice presidente Aleixo Dias para outro assumir.
A Fertranspor com esse dinheiro do Moreira acaba lançando o Vale transporte,um papelzinho dado ao trabalhador pelas empresas irem para o trabalho.Porém havia muita fraude que prejudicava economicamente a Fetranspor que não sabia aonde ia o valor ao certo.O vale se tornou um dinheiro para as pessoas e a Fetranspor não tinha controle disso.Em 1996 criou o Riocard,o cartão magnético encontrado no ônibus.Essa criação não foi para facilitar a vida do trabalhador,mas sim para ter o controle da corrupção.
Como essa corrupção funciona:as empresas comerciais que fornecem o cartão com valor da passagem para o mês inteiro ao trabalhador acabam sendo vendidas por estes com descontos de 20% a lojas que manejam ouro ou até empresas de ônibus como a Evanil(maior compradora) e a Flores. Nessas lojas se encontram clientes que compram esse valor:as própias empresas de ônibus que compram uma cartela de valores por preço baixo nessas lojas para reaverem seu lucro.Faturam por mês nessa corrupção 1 milhão de reais por ano.Ou seja quando você for vender seu cartão riocard,saiba que as empresas de ônibus as compram.
Mesmo com esse lucro algumas empresas de ônibus do Rio sempre andam no vermelho,já que são em sua maioria empresas famíliares ou uma gestão empresarial velha.para se ter uma idéia nenhum empresário empreendendor investe numa empresa de ônibus.É prejuizo Porque?Manuntenção de ônibus,compra de sindicalistas pelegos(o sindicatos do motoristas de ônibus é o mais corrupto que existe),pagamento de causas trabalhistas,compra de advogados dos trabalhadores que decidiram processar a empresa,financiamento de vereadores,deputados estaduais e federais,lobby,lavagem de dinheiro.Tudo isso acaba fazendo as empresas de ônibus fazer um péssimo negócio onde o lucro é pouco.
Agora as empresas de ônibus encontraram um pote de ouro:o bilhete único.O Bilhete Único não é de graça como voc~es pensam.Exisite um subsídio ou seja um valor que o Estado investe na Fetranspor que esta repassa as empresas de ônibus .Foi essa medida que salvou as empresas cariocas de não falir.Para se ter uma idéia a Viação3 Amigos recebeu R$20 milhões para refazer suas frotas de ônibus.A Rubanil,23 milhões.
A prefeitura do Rio decidiu dar um ajuda com a criação do bilhete único carioca fornecendo mais alguns milhões a essas empresas.
Enfim todos empresários de ônibus se alegram e o trabalhador só perde.
Perde com um sistema oneroso,difícil manuseio e com péssimo atendimento que causa filas enormes para recarregar cartões. temos que reconhecer que há um esforço da Fetranspor de fazer parcerias com alguns setores comerciais para evitar essa filas.Mas muitos que começaram a aderir a esse projeto acabaram deixando de vender crédito de cartões porque só tem só 15% do lucro e ainda o sistema só dá problema.
Não se pode fazer muita coisa para fazer qualquer reclamação porque o PROCON é gerido pelo estado que é parceira da Fetranspor.Ou seja não vale nem apena reclamar,porque eles falam que a reclamação não é com eles.Só indo ao ministério público
Infelizmente não há protesto efetivo contra essa máfia que é Fetranspor.Muitos tem temor de protestar ou são protesto pífios e rídiculos.
O blogueiro teve oportunidade de conversar com um grupo de protestantes que reclamavam do preço da passagem denominado "Pula Roleta".Conversando com o grupo,me parecia um protesto interessante e que daria resultado.
Mais ai descobrir que mendigavam dinheiro ao gabinete do deputado estadual Marcelo Freixo e Janira Rocha para financiar seu protesto( que foram contra o protesto) e depois esse blogueiro viu negociando com um bloco carnavalesco,se podiam fundir com o grupo deles para um protesto em forma de carnaval.Na verdade eles não só queriam fundir para um possivél protesto carnavalesco,mas sim foder com o trabalhador tratando um assunto sério em carnaval.
E a Fetranspor fazendo um carnaval com o dinheiro público e fodendo os trabalhadores.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
O que é fetranspor?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
DOCE ILUSÃO
Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...
-
Estou vendo várias pessoas pedindo que a prefeitura do Rio de Janeiro cancele o show de fogos de artifício que acontece na orla de Copacaba...
-
A polêmica dessa semana foi a cortada que a apresentadora Patrícia Poeta deu no seu parceiro de programa Manoel Soares no Encontro coma Patr...
-
Quem fala que escola é um lugar seguro para professores e alunos, não conhece a realidade das escolas. Por mais seguro que seja uma escola,...
Nenhum comentário:
Postar um comentário