sexta-feira, 22 de março de 2013

Polícia antes de tudo é para espancar os mais humildes


Por razões pessoais e também sabendo como seria o final da história do Aldeia Maracanã,preferi não cancelar as minhas aulas que daria hoje.
Mais uma vez a mesma história com o mesmo fim:um grupo oprimido com número insuficiente para enfrentar e  tentar resistir com toda sua força ,sem qualquer tipo de armas contra um bando de cangaceiros disfarçados de policiais com armas de vários calibres e com gás de pimenta e gás lacrimogênio.Que no final o grupo opressor infelizmente vence com sobras.
Foi o que aconteceu na Aldeia Maracanã,no bairro Maracanã.E pior que os índios estavam sendo orientados por lideranças medíocres,com péssima estratégia como foi no caso de alguns estudantes universitários e lideranças políticas.Ou eram ajudados por curiosos que apenas queriam fazer documentários ou apenas curtir uma adrenalina.E pior:de pessoas de classe média que se sentindo vazias iam lá hipotecar apoio a eles e depois saiam como revolucionários da causa social.
Teve muitas pessoas de bom coração e inteligentes que queriam armar os índios e os que defendiam a Aldeia Maracanã.Mas os "pacíficos" preferiram sempre a negociar.Entre elas lideranças do PSOL que dava suporte financeiro e político,porém em troca de apoio.
No final não se teve estratégia para encarar a polícia e sim oportunismo de vários grupos desde políticos,universitários e caridativo.
Queremos ver agora se esses grupos depois dessa derrota continuaram a defender de verdade os índios.
Uns vão escrever para esse blog ou no face que eu não tenho moral para escrever porque fiquei fazendo revolução no computador.Mais será que os que estavam lá fizeram ação certa?
Na estratégia errada de dialogo com o pilantra do Sérgio Cabral,acabaram conversando chinês com os policiais,que na verdade são treinados para proteger os opressores como empresários,empreiteiros , latinfundiários,banqueiros.Povo? Só opressão.
A origem da polícia advém da época do Major Vidigal que na época do Brasil Império comandava sua guarda para controlar  o espaço para a população não morar perto das áreas ricas.
Segundo o historiador Mansur,Vidigal escolhia seus comandados pelo tamanho e truculência e gostava de usar nas suas rondas um chicote de haste longa e pesada, com tiras de couro cru na extremidade. Os vagos procedimentos legais não eram nem de longe seguidos pelas guarnições do major, que quando chegavam numa batucada também batiam, e muito, em quem encontrassem pela frente.
É desse preparo vidigaliano,que a polícia segue:espancar trabalhador e até matar.
Esse fato ocorrido hoje deve fazer as pessoas ligados ao ativismo social que lideranças políticas,mídia e polícia em nada ajudaram.Deve se montar uma estratégia para combater de igual para igual as  forças repressoras.
Que se arme a população interessada em agir contra as medidas contra o estado opressor/privado e assim meter medo na burguesia representada pelo estado e empresas e empreiteiras que vão fazer estádios da Copa.
Porém  discursos oportunistas,adrenalinas e vagos tem que ser deixado de lado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...