segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Tia Dorothy

Tia Dorothy apareceu de repente na minha vida em 1988,quando fomos visita-la no centro do Rio onde morava.Era uma quitinete muito pequena,na qual  fomos recebido com muita piada misturado de mal humor e ironia..Minha mãe estava receosa o que esse encontro entre eu e ela iria acontecer.Depois entenderia da pior maneira possivél o porque de tanta apreensão.
Naquele momento não perceberia que ela faria parte de minha vida familiar.Foi uma rápida visita que durou apenas 4 horas na qual saimos com vários doces e perfumes franceses e italianos que se usasse em demasia derrotaria qualquer gambá.
Só fui ter mais proximidade com ela no natal na qual ela passava com a gente.
Quando ela veio a primeira vez em casa em Realengo veio logo perfumando a sala com seu perfume e com um monte de presentes.Foi primeira vez que tive consciência do que era presente.Era um jogo de memória.
Minha irmã ganhava jogos mais lúdicos como Jogo da Vida,gravador etc.
Desde então o natal não era o mesmo sem a minha tia.Ela sempre que colocava alegria nos nossos natais no qual raramente ajudava fazer algo no natal.Ficava bebericando sua cerveja Brahma e petiscando suas azeitonas,tremoços e queijos bufalos em bola e falando piadas sobre tudo e todos mexendo a sua dentadura.
Quando fazia algo,fazia com excelência como bacalhoada,ponche de vinho e cortava cabelo da vizinhança,já que era cabelereira.Quando entrava de porre,falava um monte de besteira na qual riamos de montão.
Passava carnaval e páscoa com a gente sempre nos dando chocolates.Mas não era o presente e chocolates que nos animava,na verdade era a sua alegria que nos fazia estar perto dela.
Para mim foi a tia que foi pioneira em muitas coisas como ter ganhado minha primeira tia,meu primeiro dinheiro( na quakl aos 7 anos achei que estava rico),meu primeiro gibi da Mônica e meu primeiro champanhe.Porém nem tudo que é bom dura...um dia termina
**********************************************************************************
Minha tia no natal de 1991,estava um pouco pálida e mal humorada.Via tristeza em seu rosto e cada vez mais cigarros em suas mãos.Estava desatenta e dormiu cedo e logo depois de celebração.
Mais como criança,pensava apenas que era mal humor.Mais era uma coisa bem mais grave.A minha tia tinha certeza de sua morte.
**********************************************************************************
A minha tia era uma pessoa muito indepedente,odiava depender de alguém.Foi assim desde jovem,na qual preconceitos a colocaram fora de casa após assumir sua condição.Acabou se prostituindo,depois que sua verdadeira mãe a colocou para fora de casa.Era irmã mais velha de meu pai por parte paterna ,fruto de diversas escapulidas dele.Quando bebê foi largada pela amante na porta da esposa oficial que  cuidou com muito amor.
*********************************************************************************
A indenpedência custaria caro já que doença que tinha exigia muito cuidado:era a AIDS,na qual ela contraiu em 1987 matava muito rápido.Por ficar longe da família a doença evolui rapidamente até que evoluiu para toxosplamose
*********************************************************************************
A morte foi muito dolorosa,na qual ela ficou em coma por 2 semanas, até que em 6 de setembro morreu .
*********************************************************************************
Para mim foi muito doloroso a perda já que gostava muito dela.Porém saber que a sua tia morreu de AIDS era complicado,imagine saber de forma inusitada que sua tia na verdade era tio Altair.
Era várias chances de saber de tal história,pela voz ,por um poucos pelo na cara,pelos peitos feitos de hormônio....Mais fui saber de pior foi saber de pior forma possivél,na qual eu e minha mãe levamos o corpo para necrópsia e então eu e minha mãe ficamos no parquinho perto do Hospital Salgado Filho.
O necrotério ficava perto do parquinho onde eu brincava,então para saber o verdadeiro genêro sem querer foi uma oportunidade.Aproximando da grade que separava do necrotério,vi o corpo de minha tia com orgão masculino.Para uma criança de 9 anos foi muito confuso.Foi aceitar a realidade e a diversidade na marra.
Hoje defendo a causa GLBT em homenagem ao meu tio(a).
Ele foi indiretamente meu grande professor,mesmo que de forma indireta.
E nosso natal nunca mais vai ser o mesmo,ainda mais com a morte do meu pai recentemente.
Mais essa é outra história

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...