sábado, 2 de agosto de 2014

O grande erro de materializar a fé

Certa vez no centro espírita,teve uma dinâmica na mocidade que eu participava.Tinhamos a missão de desenhar Deus.Eu que ainda estava começando no espiritismo,comecei a desenhar Deus:um senhor bem alto que mal cabia no papel com vários anéis de ouro e bem barbudo.Quando a coordenadora da mocidade viu aquilo ficou espantada e me pediu que explicasse a todos porque um homem de 24 anos ainda acreditava num Deus assim.Expliquei que ele era assim para mim e que o via sim.A resposta que ela me deu não vai interessar o leitor porque são várias  explicações que desemboca num Deus sem imagem.Sei que Deus que eu via era inspirado em desenhos de grandes pintores italianos.Ou seja eu via um Deus humano,quando na verdade Deus é Deus.
E até hoje apesar de não ver um Deus de barba véinha,ainda me dá saudades de ver Deus assim.Costume cultural que com muito estudo larguei.E com muito custo.
Quando via Deus assim,me dava mais segurança e coisas que pedia acabavam sendo realizados de vez em quando.
Hoje é a mesma coisa,porém com mais fé e autonomia.
Por isso que não critico os fiéis da Igreja Universal que faz até docinhos para vender na porta da igreja dizendo que está ajudando Deus divulgar suas obras.Aquela pessoa acha que fazendo isso está divulgando a obra do senhor e exercitando sua fé,mesmo que depois esse dinheirinho seja para comprar emissoras de tv e rádio e exportar esse dinheiro em divisas internacionais.Mais que importa!Aquela pessoa acredita e vive nessa mentira que ela acha verdade.Isso é a fé dessa pessoa,que por enquanto por ignorância ela acredita.
A fé maior para ela é aquela obra faraônica na cidade de São Paulo,o Templo de Salomão.Quanto maior o monumento,é afé maior para aquela pessoa.
Entendo a indignação das pessoas que criticam os fiéis da Universal pela passividade dos fiéis que veêm tudo isso e ainda acham que Edir macedor,picareta-lider-mor da Igreja Universal,porém será que essas pessoas que criticam esse fiéis não fazem um questionamento mais profundo?
Sim,porque apenas falar mal da igreja é fácil,quero ver discutir o papel da religião como papel alienador.Porque as pessoas que vêem essas "falsas religiões" usurpando o povo,naõ as denunciam?
Ou se abre o debate sobre a fé racicionada e inteligente?
Enfim,as pessoas acham que só criticar a obviedade que é as picaretagens do Edir Macedo resolve tudo,porém debater sobre o problema de forma mais macro e denunciar é dificíl.
Então não tem direito de achar que nos fiéis da Universal são pessoas alienadas,já que os que criticam são incapazes de forncer uma solução para acabar com a exploração da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...