terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Chaves e a tv brasileira

Todos brasileiros lamentaram a morte de Roberto Gomes Bolaños,ator que interpretou vários personagens entre eles Chaves e Chapolin.
Durante 30 anos Chaves e Chapolin foi exibido a exaustão pelo SBT.
É certo que o carisma e a graça do personagem conquistaram o público brasileiro,porém ao mesmo tempo se for estudado esse fenômeno não ficaremos só nisso.Poderemos ver que mesmo com um programa singelo como Chaves e Chapolin a tv brasileira viveu sua crise quando estes programas fizeram sucesso.
O auge foi 1990 quando  a tv brasileira já estava se modernizando.Os telespectadores queriam alguma novidade que não fosse só novela,futebol ,seriados americanos e humor ainda lembrando os anos 70,apesar de termos grandes humoristas e redatores de humor.
O brasileiro queria ver coisas diferentes  que a tv não mostrava,principalmente as crianças.Não que as loiras da TV  e o Bozo não perdesse seu público ou os Trapalhões não tivessem fãs.Porém o grande forte das loiras era mostrar as jovens que poderiam passar batom e se vestir bem e ser uma babá eletrônica.Os Trapalhões apesar de ter boas esquetes de humor,só era exibido aos domingos as 7 horas da noite.
E o Chaves?Exibido todos os dias e sem intervalos.E a grande sacada de seu auge foi ter sua faixa de prograsmação depois das 7,onde enquanto os adultos viam novelas ,as crianças viam Carrossel(novela mexicana dedicada as crianças) e Chaves.
Depois Silvio Santos,dono do canal que exibia Chaves,percebeu que poderia fazer mais:unir essa série acopladas a novela mexicana adulta.
Para ser mais exato,o povo naquela época queria era rir e ver coisas amenas depois de serem sacaneadas pelo confisco da caderneta de poupança e a inflação cada vez mais alta diminuindo o poder de compra do brasileiro.A cara idosa e cheia de olheiras do Cid Moreira e pouco carisma de Willian Bonner deprimia a quem estava ferrado pela política brasileira.Preferiam rir com o Chaves de manhã,tarde e a noite.
Nos meados dos anos 90,a audiência desse programa abaixou devido a melhora do programa brasileiro,principalmente na área de humor com Tom Calvacante e o Sai de Baixo e também com mais jogos de futebol.
Chaves quase caiu no esquecimento.
Porém no fim dios anos 90 mais uma crise econômica gerado pelo desemprego e mais sucesso de Chaves.
E a tv brasileira não entrará em crise,porém o baixo nivél dos programas , aposentadoria de Xuxa e Angélica como apresentadoras infantis e também e ascensão dos video games 128 bits,acabaram sendo uma alternativa para quem estava cansado de ver programas tão ruins na tv,quem não tinha dinheiro para comprar video-game e também fazer de Chaves o seu "Rei da palhaçada"
No séc XXI,a audiência de Chavves despencou devido a internet e animes.E também pelo aumento de renda do brasileiro e exig~encia mais refinada do telespectador que pede uma coisa de qualidade.Porém a memória afetiva e carinho para com esse seriado fazia e fazem ainda as pessoas curtirem.
O programa serviu de denúncia para mostrar quando programas ruins estavam no ar.E a sua audiência subia.
Esse ano Chaves quase não era assisitido,porém ainda gerações que naseceram nesse século e saudosistas de outras épocas curtem.
Bolaños morreu,porém o seu legado continua e tão cedo o programa acabará de ser exibido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...