sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Bloqueio do Whats app

Recebi a notícia que o whats app que esse aplicativo seria bloqueado por 48 horas no whats app. Pensei que fosse brincadeira,porém a fonte da notícia era confiavél e então pensei que quando batesse meia noite(o horário prometido para o bloqueio) jamais seria bloqueada.Porém sem tirar e sem pôr ,deu meia noite foi bloqueado.
Ai foi uma loucura para saber como dava para fazer para o whats app funcionar novamente por vias secretas,até que descobri um aplicativo ,o VPN,que permite você usar a internet com endereço de outro país( no caso usei da Alemanha) com risco de eu ser investigado. 
Também como inúmeras pessoas baixei o aplicativo russo Telegram,se caso as 48 horas fossem ampliadas.
A medida de bloqueio foi porque  um juiz da cidade de São Bernado de Campo que por causa do Facebook,dona do aplicativo Whats app, não quis fornecer dados de um investigado da justiça ligado ao PCC e então acabou tomando essa medida de bloqueio do whats app em todo o país. E que o brasileiro tem a ver com isso? Por causa de uma birra de um juiz  que em vez de fazer uma investigação mais séria da internet com um equipe que mexa com a internet,fez essa medida autoritária digna de medidas de ditadura nortes-coreana e de países africanos.
Esse bloqueio deixou várias lições de como o nosso país está atrasado de forma tecnológica, democrática e sociológica.
Na nossa democracia,porque a qualquer momento a população pode ser surpreendida por medidas autoritárias desde oprimir as pessoas que protestam contra o estado até de leis futuras que podem acabar com a livre expressão nas redes sociais como das pessoas criticarem políticos.
A tecnológica é porque as pessoas pensam que sabe mexer na internet,porém não tem nenhum conhecimento de como funciona a estrutura da internet,pelo simples fato de não ter mão de obra especializada na área de informática.Muitos usuários como o juiz não sabe fazer qualquer investigação sobre crimes cibernéticos. Muitos crimes cibernéticos não são investigados corretamente pela mão de obra  ruim  e por falta de leis rígidas contra crimes da internet. Na verdade,as leis não existem porque simplesmente quem os fazem também não conhece nada sobre informática,assim como seus assessores e na verdade nem querem saber de qualquer informação porque deles se beneficiam. Por isso que na internet,há muita impunidade(apesar de terem equipes sérias que combatem crimes cibernéticos).
Pior é os governantes de nosso Brasil que não conversa seriamente com o Facebook que quando é investigado e ameaçado de processo ,tem que fazer isso no paraíso fiscal da Irlanda.Porém a relação entre o nosso país e o Facebook é de admiração a Mark Zuckeberg. E Mark Zuckeberg rir da nossa cara.
O sociológico é mais preocupante. Quase corta os pulsos por causa do bloqueio do whatsapp num país que está em chamas econômicas e políticas.
***********************************************************************************
Fugidinhas
André Ceciliano parece que  está fazendo de tudo para se eleger prefeito em 2016. Fechou parceria com ex-prefeito de Japeri,Bruno,fez churrasco para lideranças picaretas de bairros,foi em várias igrejas evangélicas e ainda para fechar,fez promessas. Tudo normal.
***********************************************************************************
Guigo da Padaria é o candidato do Timor em Japeri. Porém na verdade ,é o candidato do Picciani e não especificamente do Timor.Este quer na verdade cargo na esfera estadual e usufruir de suas empresas.
***********************************************************************************
Dizem que Carlos Moraes vai ter que desembolsar uma grana para ser candidato.Porém está com problema na justiça eleitoral.Porém ele já deu um jeito.
************************************************************************************
 Dizem que o prefeito de Nilopólis está contando as horas para largar a prefeitura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...