quinta-feira, 23 de junho de 2016

Desprotesto

A minha intenção inicial era escrever sobre o protesto feito por uma mulher que estava pelada e sendo depilada por outra mulher em frente o Museu de Arte Moderna de Niterói. Eu ia criticar a péssima estratégia agressiva de chamar atenção contra o crime do estupro. Porém depois me lembrei de vários protestos que em vez de agregar,escandaliza e até enfadonha na qual  acaba afastando até quem é favor da causa ou faz o inverso e ainda dá argumentos para os críticos da causa do protesto.
Compreendo um protesto que tem quebra-quebra que exige direitos,porém abomino quando aparece black docs que não tem minima responsabilidade de proteger quem luta conta o estado e acaba dando margem a críticas da imprensa e fazendo que trabalhadores humildes achem que o protesto é uma bagunça.
Apoio protesto feminista nas ruas,porém repúdio protesto como a de Niterói ou que aconteceu em Copacabana em 2013 na visita do Papa, onde uma mulher colocou um crucifixo  dentro da vagina e quebrou santos.
Apoio postagem anti-racista no facebook , porém algumas pessoas agredirem verbalmente pessoas que são anti-racista,mas tem uma visão ampla mais de luta e é contra cotas acaba isolando o movimento.
O protesto antes de ser luta, é uma forma de publicidade para agregar pessoas para a causa que se defende. Se o protesto começa a ofender visualmente com atos bizarros como a de Niterói,ser coxinha como protesto que apenas é uma caminhada com muitas pessoas com adrenalina,mas que não ataca o opressor , perde toda sua legitimidade. Na verdade, acaba favorecendo a quem oprime.
Na questão da mulher que se depilava em público acaba dando pérolas aos porcos como pessoas machistas,conservadoras e a opinião pública fazer escárnio com a situação ou até mesmo repudiar. 
O protesto deve ter uma mensagem nítida e eficaz. Se não tem isso,é apenas um protesto ou motivo de riso e repugnação. E também tem que unir,não desagregar. 
Também deve haver um fator surpresa, na qual o opressor deve ser surpreendido. Muitos protestos acabam sendo previsíveis e revelador na qual o opressor já sabe como vai reagir para lutar contra e ainda zomba. 
Com certeza terá muitas pessoas protestando contra essa postagem achando que é uma luta,mas no final é apenas incompetência.

2 comentários:

  1. Sinceramente, Bruno, respeito sua percepção, mas espero q não se ofenda se eu te chamar de machista! O q vc acha de uma mulher peluda? Teria tesão por ela? Pense como a maior parte dos homens, por favor! Vc sabia q muitas mulheres sentem nojo e vergonha de seus pelos? Já se depilou? O q acha de sentir a dor de ter todos os pelos do seu corpo sendo arrancados para poder ser aceito? O q acha de ter de fazer isso aos 9 anos idade em q muitas meninas começam a se depilar? O q acha de mensalmente sentir a dor de ter seus pelos genitais sendo arrancados e saber q passará por aquele processo novamente no próximo e no próximo e no próximo... mês. Temos escolhas é só parar? Vc comeria uma mulher c pelos na vagina, vc chuparia uma mulher com pelos na vagina? Ah! Mas é o back o q tem com isso? Já se anestesiou com bebida alguma vez, pense como a maioria das pessoas. Vc aguentaria passar por toda as obrigações e imposições de nosso dia-a-dias sem a cervejinha? Meu caro, a dor de ser mulher vai muito além da cera quente e dos pelos arrancados e nossa resignação é muito mais poderosa q um back. Pense se o pior foi o choque q ela provocou? Ainda bem que existem artistas contemporâneos q têm relação c a realidade. Pq óculos no meio do chão, não é pós-modernidade! É só um óculos! Agora estupro, caveirao, pedofilia, lampadada no meio da paulista; assim como depilação são reais!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruno, respeito sua opinião, mas espero q não se ofenda se eu te chamar de machista! Vc teria tesão por uma mulher peluda? Vc chuparia uma mulher adulta com pelos? Pense como todos os homens(héteros), por favor! Vc sabe o q é a dor de ter todos os pelos do seu corpo arrancados? Vc já sentiu vergonha de seus pelos? Vc se depilou a primeira vez aos 9 aninhos? Vc já naturalizou sentir a mesma dor num dia de um mês e no mesmo dia do outro mês e do outro e do outro? E tudo isso p ser aceito, pq como seres humanos, as mulheres tb têm necessidade de adaptação, pq são seres gregários. E agora vc deve estar se perguntando "tá mas é o back com isso?" Vc já aturou um dia de dores emocionais como os sapos do trabalho e ao final do dia já se anestesiou c aquela cervejinha - ah! Mas eu não bebo! - por favor pense como a maioria das pessoas! Pois é a dor de ter todos os seus pelos arrancados mês após mês, todos o anos de sua vida como mulher é só amostra gratis do q é ser mulher, assim como nosso poder de resignação as dores emocionais e físicas cotidianas são mais poderosas q um back! Vc acha certo alguém se resignar assim, ao ponto de sentir vergonha de sua condição, ao ponto de levar sua filhinha a fazer o mesmo?! Ainda acha q a maior agressão foi a da artista?! Sabe, caveirao, pedofilia, estupro, lampadada na paulista são coisas reais, mas um óculos no Mac é só um óculos!

    ResponderExcluir

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...