quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

O discurso democrático de Lula

Lula  no seu discurso  de sua diplomação no TSE em Brasília acabou pautando todo seu discurso na democracia. 
A necessidade do presidente terceira vez eleito em falar sobre esse assunto foi devido o estrago que o presidente atual fez com  a democracia, ao ameaça-la constantemente e ainda incentivar grupos antidemocráticos fascistas ficar em frente dos quartéis e se precisar usar meios violentos a seus opositores.
Longe de pacificar, porém marcar posição para seu futuro governo em relação a garantia da democracia. 
Primeiro não ser autoritário, respeitando todas as instâncias democráticas e fazendo parceria com elas como o STF e tentar um dialogo de governabilidade com o legislativo para seus projetos passarem. E  depois dá um recado a Bolsonaro e a sua turma.
E o discurso duro do presidente do TSE, Alexandre de Moraes a favor da democracia ajudou o discurso do Lula no sentido que o combate a atos antidemocráticos e mentiras da extrema direita serão mais fortes.
Gostei do discurso foi ter ampliado o significado da palavra democracia no tocante da obtenção dos direitos básicos como educação, saúde, saneamento básico, tecnologia e cultura. Não adianta ter livre expressão( que no Brasil não é completa) se a barriga está vazia.
O que faltou no discurso do Lula de forma mais nítida, foi o combate a corrupção e a questão da ação de crimes organizados nas áreas periféricas que limitam as idas e vindas das pessoas.
O discurso foi ótimo, mas vamos esperar a prática se esses tema tão secular vai se aprimorar. O Brasil precisa de fato os erros cometidos com a democracia para aprimora-la.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...