quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Carnaval na Globo

*Jonathan Fragoso
  Pois bem amigos, se aproxima mais um carnaval e sempre vem a curiosidade com relação as novidades que as emissoras de Tv estão preparando para as suas transmissões da folia. Já a muitos anos (desde a extinção da saudosa Tv Manchete) que a transmissão do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro é feita exclusivamente pela Rede Globo, que aparentemente, devido a esta condição de única emissora de tv com os direitos, não se preocupa muito em aprimorar e melhorar a sua cobertura e transmissão da festa.    À alguns anos que dentro do meio sambístico tem se ouvido reclamações de que a transmissão da Poderosa  Tv do "Plim Plim" tem piorado. Tendo em vista este panorama e a queda da audiência no ano passado os diretores da Tv Globo parecem terem tomado algumas metidas no sentido de tornar as transmissões deste ano mais agradáveis para os telespectadores. E uma dessas medidas, acertada no meu ponto de vista foi a de fazer este ano também a transmissão do Grupo de Acesso para o Estado do Rio de Janeiro na sexta e sábado de carnaval. Apesar de todo crescimento dos desfiles de São Paulo está mais que comprovado que a maioria das pessoas se interessam mais pelos seus carnavais locais. Exemplos disso são os bens sucedidos números de audiência que a RBS alcança em Santa catarina e no Rio Grande do Sul com as transmissões locais do carnaval de suas capitais Florianópolis e Porto Alegre, respectivamente nos mesmos dias da folia paulistana.
   Porém para que a Globo desse uma bola dentro e atraísse ainda mais pessoas para frente da Tv nas noites de folia, acredito que ainda faltem muitos pontos a serem melhorados. Tendo como base as transmissões feitas nos últimos anos do carnaval do Rio de Janeiro listei uma série de detalhes que desagradam os amantes da folia e que poderiam facilmente serem mudados para uma transmissão melhor e mais interessante  para o telespectador:
1. Acho que isso é óbvio e nem precisava ser exposto aqui, mas é um dos piores problemas da transmissão. A falta de comentaristas que entendam do assunto e saibam o que estão falando. No último carnaval chegou a ser ridículo, colocaram o Eric Johnson, a Teresa Cristina e a Fernanda Abreu pra comentarem o desfile. Nada contra eles, pelo contrário, adoro eles como artistas, mas devemos entender que não são comentaristas de carnaval. De todos ali só se salva o grande Aroldo Costa com toda a sua experiência e sabedoria. Mas os demais são muito fracos. A impressão que dá é que os diretores só os escolheram por serem famosos. A dica que fica é que a poderosa Tv Globo colocasse gente especializada em carnaval, que entenda realmente do assunto. A alguns anos que é eu deixo a Tv Muda e ouço no rádio, pois a transmissão da Tv é muito chata.
2. Ainda tocando nesse ponto de comentaristas gostaria de saber de quem foi a "brilhante" ideia de colocar os comentaristas na Praça da Apoteose. Essa foi uma das coisas mais idiotas que já fizeram em toda a história das transmissão do Carnaval. Como é que pode, as pessoas que estão lá pra analisar o desfile não veem o desfile, veem apenas a dispersão e muitas das vezes aparecem de costas para as escolas, assim também como os narradores que ficam na tal "esquina do samba" (estúdio montado na concentração). Isso além de uma grande falta de respeito com as tradicionais escolas de samba também é uma falta de respeito com o público, pois os já fracos comentaristas não tem condição de fazer uma análise real do que está acontecendo na avenida. Fazem suas análises apenas com base nas imagens de tv. Assim pra que eles lá? Comentar as imagens da tv qualquer um pode fazer. O ideal é que os comentaristas ficassem posicionados em algum camarote no meio da passarela, tendo ampla visão do que está acontecendo na pista.
3. Falando nisto de colocar os comentaristas na Apoteose, seria bom que acabassem de vez com aquele estúdio no final do desfile. Além de mexer com o visual estético da Sapucaí, e encobrir parte da obra de Oscar Niemayer aquele estúdio faz com que a transmissão ganhe um caráter meio parecido com as partidas de futebol. Com melhores momentos, comentários só no final, quando o desfile está acabando. Isso não é legal. O interessante é que os comentaristas tenham liberdade pra falar o que acharem pertinentes a hora que quiserem e a transmissão faça a cobertura do que está acontecendo na avenida na hora. Eu não consigo entender esta mania boba da Globo de só querer mostrar o lado belo e maravilhoso dos desfiles e esquecer os erros técnicos. Não cobre os problemas, deixa de fazer uma transmissão crítica. Eles se esquecem que aquilo ali além de um espetáculo é também uma competição e ver o outro lado também é legal, conseguir perceber as diferenças. A Globo faz parecer que todos os desfiles são iguais, o que transforma a transmissão numa coisa cansativa, chata e burocrática. Sendo assim pra que competição? A globo poderia se lembrar que o que dá mais audiência pra ela são as apurações e até mesmo quem não gosta de carnaval assiste. Da mesma forma acredito que aquelas pessoas que não são tão ligadas no cotidiano das escolas ficariam mais presas diante da tv se a emissora conseguísse mostrar essas diferenças, esse outro lado. A transmissão ganharia mais vida e se tornaria mais atraente.
4. Ainda neste ponto de tentar deixar os desfiles mais atraentes pra quem assiste em casa uma boa medida seria se transmitissem os desfiles na íntegra e em sequencia. Assim como fazia brilhantemente a extinta Tv Manchete. A Globo precisa entender que o desfile não começa apenas quando a escola chega próximo das suas câmeras. Mas começa antes, lá atrás. A globo nos faz o péssimo desserviço de não mostrar os esquentas das escolas, momentos dos mais gostosos de qualquer desfile. Além de ficar muito tempo mostrando somente a abertura (comissão de frente, casal e Abre-alas) pra depois passar o resto do desfile de forma corrida e sem riqueza de detalhes. Além de focar muito apenas nas alegorias, que apesar de serem o filé mignon  do espetáculo no ponto de vista televisivo, deveriam ter suas atenções divididas com as alas, o samba, a evolução de modo geral.
5. Por fim seria interessante que a transmissão valorizasse mais as pessoas que realmente fazem a festa. Menos destaques, menos famosos e mais comunidade, mostrar mais as baianas, a velha guarda, a bateria, os passistas. passear nas alas, conferir os detalhes de cada fantasia, deixar o samba rolar (Ah, como é chato aqueles comentários técnicos excessivos dos narradores). A Globo poderia entender que o espetáculo fala por si sozinho, ela não precisa fazer nada, não precisa fazer produção nenhuma a mais, é só mostrar o que está acontecendo ali. Deve se dedicar a fazer mais jornalismo e menos produção. Os repórteres são super despreparados, as vezes está acontecendo uma coisa super importante na cara do indivíduo e ele ta fazendo uma reportagem de uma coisa que não tem nada haver. O legal seria que ela mostrasse a evolução natural das escolas, deixasse ecoar nos nossos ouvidos mais um pouco do som da bateria.
Eu sei que estas sugestões diante do panorama atual seriam muito improváveis de serem concretizadas, mas como não custa nada tentar ficam aí registradas como uma forma de representação da posição de pensamento da maioria dos sambistas que não podem pagar pra ir a Sapucaí e gostariam de poder assistir uma transmissão mais qualificada dos Desfiles.*Jonathan Fragoso é estudante de geografia,interprete de samba e compositor de samba-enredo.

Os falsos torcedores do Flamengo

Vi no excelente canal de esportes ESPN,uma matéria sobre a violência que a torcida Jovem Fla e Raça Fla  cometem aonde vão "torcer":venda de drogas,briga com outra torcida(até entre a própria torcida).corrupção, pressão violenta nos jogadores e crimes de assalto a mão armada. Tudo isso contrário ao torcedor verdadeiro que vai nos estádios torcer para o seu time e depois vai embora para casa.
Por causa desses marginais,muita gente decente não leva sua família para ver os jogos de seu time ou até nem essas pessoas vão por causa  da violência.
Por isso estádios vazios e plano de paper-view aumenta de assinantes.
Infelizmente essas torcidas organizadas são máfias e gangues.
Agora o pior é a relação promiscua que esses "torcedores" de organizada teve com a administração anterior,o da Patrícia Amorim como foi relatado no ESPN.
Doação de ingressos por parte da administraçãoanterior  doFlamengo a essas torcidas organizadas,que com o poder desses ingressos vendem o igresso para preço mais caro.Ai nasce a figura do cambista,um torcedor da organizada que vende ao redor dos estádios ou até na internet.Para ver como esses "torcedores" amam seu time.

Oito pessoas foram presas em operação. Entre elas, líder da Torcida Jovem Fla (de amarelo) | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dialegenda

Com o dinheiro da venda desses ingressos,em vez de comprar instrumentos musicais para torcida,faixas,bandeiras,aluguel de ônibus,acabam comprando drogas e armas para vender.
Fora também quando um dos torcedores do Flamengo foi preso,o ex-diretor financeiro do clube  Michel Levy ia com um dos líderes da Raça Fla  forncer advogado e uma quantia de dinheiro para o preso se virar na cadeia.Isso não é para ajudar o torcedor caridativamente,mas sim para calar a boca do cidadão preso,ou seja,não fazer denúncias.O também ex-diretor  de patrimônio do Flamengo Cacau Cotta também fazia parte do esquema,fazendo a mesma coisa  que Michel Levy e pior:fornecendo ônibus para esses marginais torcedores. E também ofereceu omissão no caso que a torcida organizada do Fla indo para o jogo contra o Atlético Mineiro,acabaram espancando o motorista na altura de Petropólis porque o ônbibus enguiçou.
Toda essa história acabou chegando uma conclusão:que as torcidas organizadas são financiadas pelos dirigentes de clube.Antes mito e com essa matéria do ESPN,fato.
Deveria haver uma punição a esses pilantras desses dirigentes como uma cadeia.É um absurdo esses dirigentes sair ilesos depois de negociarem com a torcida organizada.Praticamente com a ação deles,profissionalizam esses criminosos travestidos de torcedores.
Para se ter uma idéia da força desses torcedores,quando o time joga mal ou um jogador não joga legal,os dirigentes ligam para vários lideres de torcida organizada para pressionar o time ou um jogador.Quando se tem cenas desses "torcedores" intimidando jogadores,não é porque os torcedores fizeram força para entrar,é porque teve facilitação desses dirigentes.
Devia haver  uma investigação mais séria do MP toda nesse círculo vicioso que mancha o nosso futebol brasileiro.Não só a torcida organizada do Flamengo,mais também a do Vasco,Fluminense,Atlético(MG),Palmeiras,Corinthans...Dirigente que financia essas torcidas organizadas e bandidos que fazem parte dela tem que sofre sanções comparadas a homicidas.
Essas torcidas organizadas em nada contribui para o futebol,economia e sociedade.
No futebol,não são torcedores,mais sim criminosos,espantando torcedores de ir ao estádio.No fator econômico,a maioria compra produto pirateado,dá um prejuízo de 50% nos ingressos fornecidos pelo clube e publicitariamente são péssimos exemplos de marketing.E na sociedade são um perigo para pessoas e em nada
Eu como torcedor do Flamengo,nao me identifico com essas torcidas organizadas.E espero que o presidente do Fla,Eduardo Bandeira de Mello,profissionalize o clube e que não financie esses bandidos,quando o presidente falou abertamente que não dará ingresso
a torcidas


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A causa da morte dos jovens de Santa Maria e a morte do sem terra


Vendo as fotos dos jovens mortos de Santa Maria  vi que eles estavam em posição de como se fosse dormir e com nariz todo sangrando.Não dá para acreditar que esses jovens morreram assim tão estupidamente.
Nessa foto que vi,queria acreditar que todo mundo na verdade apenas estava  em pleno sono depois do cansaço de tentarem sair daquele fogo todo.Mais infelizmente...Porque tantos jovens perderam a vida tão estupidamente inalando fumaça?
Numa maior concentração de fumaça ,pode se matar uma pessoa em minutos.O que acontece quando há um incêndio? A fumaça é apenas uma expressão visual de uma série de compostos que estão lá dentro pegando fogo. Nessa incineração dessas substâncias, teremos diferentes produtos tóxicos como carbono e nitrogênio puro .As partículas pequenas acabam sendo inaladas e causam uma irritação, que provocam várias contrações rápidas, que é o fechamento das vias aéreas da laringe, impedindo a respiração. Mesmo os sobreviventes da tragédia em Santa Maria ainda correm muitos riscos em razão da inalação de produtos tóxicos.Essas pessoas tem que ser levadas imediatamente para o hospital,porque essas pessoas  ainda tem várias quimícas  para serem tratadas de uma futura pneumonia, fibrose pulmonar,problema renais,edemas pulmonares,problemas na pele e até infarto no coração e derrames.Mesmo depois de a pessoa sair do hospital tem que estar em constante observância já que a pesssoa pode ter o risco de passar mal de novo e desenvolver alguma doença pulmonar com o pouco de química que ficou.Talvez pessoas ficam anos no tratamento até fazer total desintoxicação.No final o que fica é a dor por perdas de pessoas tão jovens e ódio ao oportunismo da mídia qurendo fazer dessa tragédia o cardápio do dia.********************************************************************************** | Crédito por Morreu assassinado  o dirigente do MST Cícero Guedes. dos Santos,dirigente do MST.Conheci-o no trabalho de campus que fiz no assentamento rural dos sem terra em Campos.Era um cara sereno,com voz mansa e cheio de sabedoria para dar.Infelizmente o caso do Ciro foi abafado por essa tragédia incomum que aconteceu no sul do país,porém se essa tragédia não tivesse acontecido,a notícia de sua morte não seria divulgada.Se fosse só seria meia página.A imprensa não gosta muito de movimentos sociais.Acham que não agregam em nada e não dão lucro para ela.Preferem noticiar mortos em vez de um morto como as  chacinas como Eldorado do Carajás apenas para colocar fotos de mortos para vender jornal.Aliás não houve nehuma mobilização da imprensa  como houve em Sta Maria(RS).Cadê os apresentadores do Jornal Nacional usando o palco do assassinato como pano de fundo para apresentar o seu jornal?Agora as pessoas do movimentos e simpatizantes da causa terão que ficar protestando a todo momento até conseguir se fazer justiça,porque depender da imprensa no nosso país...estamos perdidos

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Engarrafamento

Hoje indo para a faculdade tive sorte do ônibus ir rápido num horário das 5 da manhã.Quando passa pela altura de Belford Roxo sem engarrafamento e pela Av Brasil na altura da Pavuna sem engarrafar,vejo que chegarei rápido onde eu almejo.Caso contrário,acaba sendo um horror andar de ônibus com demora de 2 horas eu chegar a Central. Quando eu estudava só a tarde ,sabia que as 16 horas a Ponte Rio-Niterói ia engarrafar.O sentimento de uma pessoa que enfrenta engarrafamento é de impaciência,irritação,medo de perder o horário,tédio e criatividade,já que vai ter que mentir o que dizer.
Mais porque acontece engarrafamentos?
Um dos problemas é o acidente na estrada. Desde de batida de dois carros ou até de um motociclista que caiu na rodovia.O problema é que por causa de um acidente todos pagam.
Obras na estrada também prejudica o trafégo dos carros.É construção de novas vias ou recapeamentos de estradas que acaba fechando uma via.
Superloteamento de carros e vans que infestam as estradas também é um processo a ser considerado.O número de carros é n maior do que estrada.Com o tempo esses engarrafamentos demorarão mais horas a ponto de ser inviavél andar.Na semana passada houve um engarrafamento gigantesco  de 4 horas na  Via Dutra com direção a SP.
Aliás esse estado já é a primeira vítima dos superengarramentos.
Apontar uma solução seria fácil se houvesse por parte do governo um enfrentamento com o capital representado pela indústria automobílistica em relação a produção de carros.
O carro está mais barato do que uma casa.Um carro popular está na faixa de 19.000.
Repare nas ruas quanto se aumentou o número de carros populares novos.
Agradecemos esse aumento de venda de carro a dois governos:Collor e Lula.
No Collor,a idéia era agradar os empresários e mostrar para o mundo que o Brasil definitivamente sairia de seu isolacionismo de quase um século.Foi em seu período que sem nenhum pudor começou aumentar o número de índustrias automobilística no Brasil,em estados estratégicos como o trecho RJ-SP e o interior da Bahia e Minas. Foi celebre a frase do Colllor para essa mudança tão brusca:"Nossos carros são uma carroça"
No Lula foi aquela que o brasileiro mudaria de vida comprando tudo,desde telefone celular a DVD.E o carro não escapou dessa.Com algumas reduções de imposto,o carro estava sendo vendido  não a preço de banana,mas pelo menos de laranja.
Não vou na idéia reacionária do presidente do Millenium,o escatológico Rodrigo Costantino que diz que o acesso barato da mercadoria a população é que pode gerar atraso econômico em nosso país,mas sim que haja controle na produção de carros.
Se não haver tal controle,haverá o que chamamos de perda de valor monetário do carro.Ou seja além dessa perda de valor,não será vantagem de comprar um carro,porque a demanda de carros superou a de estradas.
É quase a idéia de  Malthus em relação aós carros,muito carros e pouca estrada.
Mais ao mesmo tempo não se pode pedir as pessoas que parem de comprar carro.Isso por causa de trens e metrôs de péssima estrutura para atender os índividuos.
Ainda usar o carro é comôdo,é leve,porém estar aos poucos engarrafando as ruas.
A primeira idéia justamente é melhorar os trens de superfície com melhor atendimento.Os trens de hoje só dá pau e deixa maioria na mão. Trens com condicionador de ar,atendimento gentil do funcionários e manuntenção permanentes do trem seria um caminho.Infelizmente acontece um inverso.Fora também que deveria reativar algumas linhas de trem que foram desativadas só para atender os interesses das empresas de ônibus.Com certeza a pessoa que mora em Ambai em Nova Iguaçu ou no Tomazinho em São João de Meriti não precisaria de pegar seu carro e ter problemas com trânsito.
Uma boa pedida é os trens de cidades como os aeromovéis e bondes modernos.Como esses modais só tem uma linha exclusiva,rapidamente atenderia a população.
A reativação do transporte hidrográfico não pode ser deixado de fora.O Brasil ignora o transporte sobre as águas.Aqui no Rio temos as Barcas que só atende no máximo 6 rotas.Se ampliasse esse tipo de transporte seria uma solução aos engarrafamentos.
O esquema de rodízio de placas seria eficiente aonde um certo número final de placa não poderia circular nas ruas.Em São Paulo deu certo quando se usou como também em Recife e Riberão Preto.
E por último  extinção de algumas estradas,intimidando alguns andarem inutilmente no seu trafégo pendular.
Falta também nas pessoas um bom senso e inteligência de usar carro todo dia.Tem até aqueles que usam carro para ir na padaria!
Mais parece que o estado está jogando para ver se de fato a tragédia acontece.
**********************************************************************************
FugidinhasNão se surpreendam se o PT Nova Iguaçu fechar com o Bornier na reunião de sábado na Escola Técnica João do Nascimento.Seria interessante para ambos firmar essa parceria.O PT que adorou ser governo e está com muita fome e Bornier que não quer se afastar do governo federal.Porém como nem tudo é unanimidade,vai haver o grupo de esquerda do PT falando que é do contra.Mais quem derá se fosse para denunciar Bornier,mas sim para atender a candidatura do Lindberg Farias  para governador em 2014.Inclusive essa "esquerda" foi a que mais aprontou na gestão do Lindberg.*********************************************************************************Essa mesma "esquerda" do PT que incentivou os protestos acontecidos em Nova Iguaçu contra o aumento de salário do Bornier.*********************************************************************************Tem vereador veterano  do PT que adoraria que tal aproximação com Bornier acontecesse,afinal o edil que incentivou que votasse em apoiar o governo.Porém é a favor da candidatura do Lindberg,depois que o mesmo lhe apoiou para representar o partido nas eleições para prefeito de Nova Iguaçu.*********************************************************************************O blogueiro aqui presta solidariedade a jornalista Jeannia Maria.Temos idéias diferentes,porém se converge no que se diz a verdadeira democracia de opinião.**********************************************************************************U ex-candidato a prefeito de Nova Iguaçu deveria ficar preocupado com o que o pessoal acha dele.Depois de criticar insanamente pessoas que criticaram o protesto,acabou ficando com imagem mais arranhada do que estava.Os companheiros de seu sindicato já o acham blasé e de seu partido se rublam por tanta falta de perícia em suas estratégias políticas.Uns até confidenciaram ao blogueiro que caso ele saisse do partido seria um alívio.*********************************************************************************E esse partido que não tem sede para reunir seu pessoal.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Copa Caixa D`Água

Começou um dos piores campeonatos de futebol existentes no Brasil e se colocar no mundo,ninguém reclamará disso.Estádios vazios,ingressos caros,nivél técnico fraco,formula de disputa ultrapassada,times pequenos sem torcidas,estrutura horrível. Tudo isso vai ser o campeonato carioca.Um equivoco que só acontece no Brasil.
Reunir 16 times do Rio e separar em dois grupos,onde todos disputam entre si é abusar de nossa inteligência.Qual público tem Olaria X Bangu? Ou Quissamã X Nova  Iguaçu?
Nesses confrontos que eu enumerei,vemos que se paga mais para jogar do que receber.
Era para ser uma pré temporada curta para disputar campeonato mais importantes como o Brasileiro e Copa do Brasil.Mais fizeram desse campeonato,uma coisa muito importante a ponto de se até demitir técnicos se caso o clube perder duas partidas.Falo isso dos grandes clubes como o Flamengo,Vasco,Botafogo,Fluminense que colocam titulares parar jogar contra times pequenos.Nada contra esses times pequenos que às vezes até tem um nivél técnico mediano,mas geram prejuízos como técnicos,físicos e financeiros.
Os clubes pequenos disputam esse campeonato apenas para fazer negócios com jogadores ou até se fazer lavagem de dinheiro.Porque até para esses times pequenos se esperar algum lucro além disso,estão perdidos.
Já os grandes usa desse torneio um consolo para sua torcida quando ganha.É não sei quantos tri,tetra,o cacete a quatro.Mas quando disputa um Campeonato Brasileiro ou  até Libertadores levam chulapadas de outros adversários com nivél mais alto do que  Nova Iguaçu.Ou seja,não serve nem de preparação para uma pré temporadas.
Os defensores desse campeonato fala que o campeonato é charmoso e histórico,que é o único campeonato que  todos os grandes cariocas se enfrentam.Mais se esquecem que pessoas nos estádios não comparecem lá.Já se viu um Fla X com 10 mil torcedores.
Outra coisa é a falta de estrutura que afasta o torcedor.A violência correndo solta com um bando de vagabundos da torcidas organizadas se enfrentando.Muitos sairam feridos ou até mortos.Como um torcedor honesto levará seus familiares e amigos para torcer para seu time?Sem falar que o preço do ingresso é o valor de seu gatonet ou Sky.
E deve ser um saco ver seu time jogar contra o Quissamã sabendo que vai ter 80% de chance de ganhar e 50% de empatar.
Infelizmente,os clubes grandes aceitam  essas coisas por que são mal administradores.Não sabem fazer negócios,são amadores.E o campeonato carioca é nascido de um movimento amador.
Deveriam esses clubes grandes impor um modelo de disputa que possa beneficiar os clubes monetariamente,onde todos os torcedores vá aos estádios.
Para isso deveria diminuir o número de 16 para 8.Seria um campeonato mais dinâmico e fácil de disputar.
Os times pequenos disputariam uma formúla eliminatória que disputariam 4 vagas para disputar com os grandes.
Outra coisa também é reforçar esses times pequenos com jogadores de nivél técnico de medio a alto e forncer aos clubes pequenos e até grandes.
Só teria um turno classificando  4 para a semi-final.
 A duração seria de 2 meses para tornar o campeonato mais rápido.
Enquanto não se fizer isso,clubes apenas disputarão esse torneio por mero romantismo.


DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...