Não me surpreendeu sobre a primeira medida na cidade quando foi a retirada de camelôs no calçadão e proibindo bancadas de comerciantes na calçadas.Este último raramente se via.
Porém o que esperar de um candidato a prefeito que teve apoio de comerciantes de Nova Iguaçu tanto econômico como também moral.
Tanto que foi despreocupar o pessoal da SICOVANI(Sindicato de Comércio Varejistas de Nova Iguaçu) e da CDL(Camara de Dirigentes Lojistas) que teriam seus direitos respeitados,que no caso tirar a concorrências dos camelôs que ficam em frente algumas lojas.
Começou o mandato e já retirou o vendedor ambulante das ruas.Tirou até antes de retirar o lixo de Nova Iguaçu que está cada vez mais crescendo na cidade .
A desculpa é sempre a mesma:dá acessibilidade as pessoas de andarem no calçadão.Desculpa burguesa para pressionar o trabalhador mais pobre.
Porém a classe dos vendedores ambulantes também vacilaram,onde acabou dando "razão" ao prefeito.
Ocupam quase o meio da rua dificultando a passagem dos pedestres,pagam propina para o pessoal da postura para facilitarem seu trabalho,sujam as ruas e não limpam,alguns vendem produto de má qualidade e ainda não se organizam como classe.Tem-se um sindicato dos ambulantes,mas já se corrompeu.
Com essa desorganização e vacilação dos camelôs,acabaram facilitando a sua retirada.
E agora será que estão pensando em algum lugar para fincar suas mercadorias e se estabelecer?Ou dá sugestão ao prefeito aonde querem ficar?
O blogueiro aqui tem alguns lugares que podem estabelecer um novo camelodrômo.
1-Via Light
Lugar desabitado de pessoas onde acaba dando vazão a criminosos,mendigos e drogados.Poderia ter toda a sua via ocupada pelos camelôs.Com certeza diminuiria os pontos de drogas e vacacidade do lugar
2-Praça da Liberdade
Já há camelôs nessa praça como os artesãos,vendedores de água e refrigerantes.Fica em frente ao Cine Verde e outros comércios.Um lugar com bastante espaço para trabalhar.Também há manifestações culturais e religiosas na tal praça.Dá para concentrar uma boa quantidade de pessoas.
3-Praça Ruy Barbosa
Nesse espaço funcionava uma caquética rodoviária,onde acabou prejudicando a estação de ônibus.Deixaram um espaço branco que jamais tinha sido ocupado.Até que houve no Governo Lindberg,ocupação de alguns ambulantes e eventos.Mais era feito de uma forma que só tinha que ter a permissão do governo municipal. Há pouco tempo alguns camelôs que vendiam artesanato,eletrônicos,comida etc.Porém justamente a prefeitura proibiu de se estabelecer camelôs ali.
Se organizar,dá para fazer camelodromo ali como é feito no bairro do Miguel Couto.Seria o lugar ideal para tal estabelecimento.
FugidinhasDizem as más linguas que só em fevereiro que vai determinar um secretário de cultura em Nova Iguaçu.E essa pessoa seria um vereador apenas para um suplente de alta relevância assumir.*********************************************************************************Tem um vereador de primeira viagem de Nova Iguaçu que acha que cargo de vereador é bastão de Moisés.Na posse do prefeito e vereadores no Rio Sampa,o estacionamento de tal estabelecimento era cobrado a R$10.Todos vereadores e pessoas esticaram a mão para pagar tal quantia,porém esse vereador deu piti e falou que não iria pagar.Porém vendo que não tinha mais jeito,acabou esticando uma nota de R$ 50.*********************************************************************************Tem um vereador ligado a Sheila Gama doido para se bandear nas cercas do Bornier.Foi até aliado de primeira hora do prefeito,porém por ter traido sua confiança nas eleições de 2008,quer distância de tal edil********************************************************************************
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Camelôs
Assinar:
Postar comentários (Atom)
DOCE ILUSÃO
Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...
-
Estou vendo várias pessoas pedindo que a prefeitura do Rio de Janeiro cancele o show de fogos de artifício que acontece na orla de Copacaba...
-
A polêmica dessa semana foi a cortada que a apresentadora Patrícia Poeta deu no seu parceiro de programa Manoel Soares no Encontro coma Patr...
-
Quem fala que escola é um lugar seguro para professores e alunos, não conhece a realidade das escolas. Por mais seguro que seja uma escola,...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsses espaço de comentário é para ser usado mesmo.Use e abuse dos comentários.Sobre as fugidinhas,essa parte do blog é para falar sobre os fatos da cidade de Nova Iguaçu e do movimento universitário da UERJ.
ExcluirNossa, ainda bem que vc citou a bagunça que estava o centro da cidade com os camelôs. Vendo a sua postura parcial do início do texto, eu já me preparava para contra-argumentar. Por isso mesmo acho que o termo "vacilação" é um elogio diante do caos que estava o centro da cidade e que andava me irritando como nunca. Não estou defendendo prefeito algum, nem votei em nenhum deles.
ResponderExcluirE tbm não sou anti-camelôs: muito pelo contrário, acredito que o comércio popular dá vida à cidade e essa noção de "ordem" que se tem no Brasil é bastante equivocada. Mas se os camelôs localizam-se nos pontos mais movimentados, justamente para atingir aos transeuntes e atender suas demandas enquanto vão de um ponto a outro da cidade, é incoerente que esse transeunte não possa IR DE UM PONTO A OUTRO DA CIDADE. Os papéis se invertem: o camelô existe para atender ao transeunte, e não o contrário.
Por outro lado, se o camelô está onde o fluxo de pessoas é intenso, não há porque localizar os camelôs num "lugar desabitado", como vc mesmo disse. A não ser que seja um tipo de venda especializada, onde as pessoas vão porque procuram algo que só tem lá, como acontece no camelódromo.
Acho que há sim espaço no calçadão para camelôs, mas com um mínimo de organização, ficando entre calçadas e rua e liberando o trânsito de pedestres nelas.
Quanto às praças, já estão transbordando camelôs. Acho isso ruim, porque uma praça tem que ser um lugar de respiro e encontros também, não só e meramente um amontoado de comércio.
Pra concluir, acho as questões que vc coloca pertinentes e o momento oportuno, mas não acredito numa proliferação indiscriminada de camelôs como algo bom, como não defendo proliferação indiscriminada de prédios, nem de lojas, nem de residências (vc também não, pelo que entendi). Uma cidade agradável é plural e planeja seu crescimento. Achar que se tem que arrumar lugar pra enfiar gente por diferentes motivos é um erro gravíssimo e todo mundo sai perdendo.
Outra coisa, queria saber nas "fugidinhas" de quem vc tá falando, senão parece que é uma alfinetada pra quem sabe do que se trata - ou talvez seja.
ResponderExcluirDesculpa a falação no primeiro comentário, mas entendi que o propósito era esse. Abraço!