sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Pisei no mangue

Tive uma experiência linda que foi pisar num mangue.O meu piso no fétido mangue no bairro de Porto Novo em São Gonçalo foi para meu trabalho no projeto PIBD UERJ-FFP em São Gonçalo.Sou bolsista desse projeto há alguns meses e o projeto consiste que as aulas de geografia aproxime o aluno de seu espaço de convívio.Infelizmente a geografia em algumas escolas é dada de forma fria,fatigante,alienante e fora do espaço real do aluno.
Nesse projeto tive oportunidade de conhecer a realidade dos alunos e também de  dar aulas
práticas aproximando da realidade do aluno.
Hoje tive uma experiência real quando fui tirar fotos para aula que darei no Colégio Estadual Berlamino.
Fui com uma amiga lá no mangue e fiquei maravilhado de pisar no lamaçal daquele mangue.Só sabia do mangue através da novela "Renascer" com a inesquecivél interpretação do Osmar Prado como Tião Galinha,nas músicas do Chico Science no movimento mangue beat e nas viagens rotineiras de Rio-Niterói e vice e versa.Porém encostar numa lama de mangue,foi hoje.
Me senti também um aluno na hora de pisar naquele mangue sujo.Tive basicamente apenas 7 minutos para tirar fotos na qual vocês estão vendo,mas valeu a pena.
O verde lodoso com galhos retorcidos sem folhas porém vivas no sentido de existir.As gigogas boiando paradas sem qualquer movimento.Os porcos em comitiva para saber o que um estranho como eu estava fazendo ali.Agora que vem a maior parte:o lago.O lago ali representam a imensidão infinita da Baia de Guanabara,ao mesmo tempo o abandono de nossos governantes em relação a falta de limpeza das águas dessa baia.O abandono também ao redor da baia de Guanabara,onde se encontra um bairro de pessoas pobres desassistidas  pelo governo.O pessoal do Porto Novo não chega a estar na miséria,mas vive do básico.A violência está estampada em jornais sensacionalistas sujos pelo chão "MULHER FOI ASSASSINADA COM 3 TIROS E FOI LARGADA EM PLENA ESTRADA DE PORTO NOVO"
Tive conversando com um  morador do local que pedia um hello para que alguém o ajudasse,quando na verdade ele poderia juntar todos e ir pedir ajuda.Mas talvez nubleado por programas sensacionalista do 11 e do 13 ,não sabe a força que tem.
Na verdade fui ao mangue para procurar material para o projeto que estou fazendo,mas aprendi muito mais que isso,que ainda sou eterno aprendiz e porque não um pouco criança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...