segunda-feira, 27 de julho de 2015

Cadê a agua da CEDAE?

Em 1996,um deputado populista,um tal de José Távora veio aqui no meu bairro inaugurar uma extensão de água da CEDAE aqui no meu bairro. Foi um acontecimento que aqui em casa recebemos com frieza,porque a água do poço já abastecia nossas necessidades. Porém como não colocavam hidrômetro,acabou que faziamos da água para encher a nova piscina de plástico que meu pai tinha comprado,assim como minha mãe usava água para bebermos. A água da CEDAE durou 2 anos até que em setembro,acabou.
Depois disso começou só vir um fiapo de água,até que não veio mais nada no tempo de hoje.
A água subterranêa  hoje é consumida por todos no bairro,sem ter algum cano da CEDAE por aqui.
O problema de falta de água aqui em Corumbá nada mais é do descaso que o estado tem com a região da Baixada Fluminense.Acham que deve pensar que água do poço é suficiente para o povo da Baixada,quando na verdade tem seus riscos e desvantagens.
Apesar do poço ser de água subterranêa e esta vim da água da chuva,porém esta não tem garantia que é limpa,por causa que passa em todos tipos de lugares,inclusive em esgotos ou áreas de sedimentos rochosos que comprometem o teor de sabor da água como também até na cor.Qualquer um funcionário da CEDAE pode vim e fazer um teste básico na água para ver que a água tem alguma insalubridade.
Infelizmente aqui em casa,depois de ter problema com a grande seca que houve no período de novembro-janeiro,tivemos que limpar o poço,o que na verdade era tirar grandes rochas no lençol freático que abastece a minha casa, assim como trocamos as manilhas que há bi-décadas não havia trocado.
Isso prejudicou o gosto da água,onde resultou de termos que agora beber água industrializada,ou seja,temos que comprar garrafa de água para bebermos e fazer comida,porque a água do poço que temos só dá para nos lavarmos( um risco) e lavarmos alguma coisa aqui em casa.
Infelizmente, a falta de água só existe para áreas periféricas,enquanto que nos grandes centros tem para dar e vender.
Quando os políticos vão debater contra o estado que é a detentora de serviços da água é para tirar vantagem como política ou econômica,ou joga nas duas.
Aqui em Nova Iguaçu,o prefeito Nelson Bornier queria municipalizar a água,ou seja,criar uma companhia que prestasse o serviço da água.  O problema é que para se fazer isso teria que se gastar grana e ter problemas políticos.No final isso apenas foi usado como chantagem.Mas se a companhia realmente saísee do papel,faria felicidade do prefeito e de seus amigos vereadores e empreiteiros.
A situação da água ainda dá notícia da tv para arrecadar audiência,o incrivél é que não fazem matérias para exigir que solucione de fato o problema de água.
A solução para a falta de água é que as pessoas de fato se organizem e cobrem que a água chegue em suas torneiras através de orgãos sociais para dar mais enfâse.
**********************************************************************************
Fugidinhas
Será que no K-11 falta água?
**********************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...