Na verdade,essa coisa de vestir verde e amarelo,cantar o hino e se emocionar e mandar os filhos para desfilar faz parte do processo histórico de convecimento de ser brasileiro.
O nosso país lutou muito para que o nosso país chegasse a uma integração entre todos os estados e formasse uma pátria só.
Começamos pela miscigenação,onde português sem ver a rapariga durante muito tempo,traçava as índias e tinha filhos e tinha várias famílias,já que não tinha divórcio. Depois vieram os escravos negros no séc XVII e os imigrantes italianos,alemães e japoneses no séc XIX.Pronto somos uma nação mais diversificada.
As guerras contra movimentos separatistas em nosso país no séc XVIII e XIX fez com que hoje não vivamos o problema que a Espanha e Irlanda do Norte vive de várias nações. Temos as nossas como o caso dos índigenas ou dos herdeiros da colonização alemã que tem surtos dizendo que o sul é mais desenvolvido.Mais acho que depois com as crises do estado do Paraná e Rio Grande do Sul,isso diminuiu um pouco.
A importação do pensamento positivista-durkheimiana dos franceses em nossas leis e ensino e a trajetória cívica francesa pós guerra franco prussiana foi o motor principal para que o Brasil caminhasse de forma rápida para sua integração de país que só se concretizou com Getúlio Vargas. Trabalho árduo que atrasou a nossa educação que fez que a gente decorasse mais o tamanho do Rio Amazonas do que fazer entender o que é um rio.
Falo em Getúlio porque ele usou com todas suas forças tudo que tivesse na sua frente para que o nosso país tivesse integrado de norte a sul. Fez vários momentos cívicos na tv,rádio e revista com ajuda da burguesia,trouxe a indústria de base,modernizou o Nordeste litorâneo e o norte que saiu de ser ilha,construção de rodovias e aerovias e censura a quem falasse mal do país.
A ditadura reforçou isso com sua forma dígida na questão do nacionalismo exarcebado,na qual o país deveria ser grande para poder crescer.Nem que para isso fizesse grandes obras,escondesse as deficiências econômicas do país e acelerasse a urbanização.
O futebol uniu todas as camadas econômicas com a seleção brasileira que a partir dos anos 50 e o primeiro título conseguinte,fez que todos os brasileiros se sentisse brasileiro e ainda achar que todos temos sentimentos iguais de pátria, o que é uma grande falácia,já que se você for no Sul denosso país é um sentimento diferente.
O futebol é um mediador de conflitos depedendo do seu desempenho.No caso,o Brasil teve o insucesso de 7 a 1 e então o nosso país intensificou nos seus problemas e ainda em nossa casa?
Infelizmente o amor ao nosso país tornou se uma coisa conservadora devido a seu uso negativo feita pelo estado.
O sentimento patriótico deveria ser um sentimento fraternal ,onde todos se ajudassem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário