segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Sentido patriótico como oportunismo

O presidente do PT fez uma postagem conclamando que os militantes vestissem verde e amarelo. E o pessoal da direita o que vai mandar vestir depois dessa conclamação petista? Eles que sempre pediam para vestir as cores de nosso país para fazer as suas manifestações malucas.Torço que mandem pelo Revoltados online andarem pelados,para que mostre que somos roubados pelo PT( como tudo para eles, a bandalha do PT é culpada,em vez da burguesia que nos maltrata)
Na verdade,essa coisa de vestir verde e amarelo,cantar o hino e se emocionar e mandar os filhos para desfilar faz parte do processo histórico de convecimento de ser brasileiro.
O nosso país lutou muito para que o nosso país chegasse a uma integração entre todos os estados e formasse uma pátria só.
Começamos pela miscigenação,onde português sem ver a rapariga durante muito tempo,traçava as índias e tinha filhos e tinha várias famílias,já que não tinha divórcio. Depois vieram os escravos negros no séc XVII e os imigrantes italianos,alemães e japoneses no séc XIX.Pronto somos uma nação mais diversificada.
As guerras contra movimentos separatistas  em nosso país no séc XVIII e XIX fez com que hoje não vivamos o problema que a Espanha e Irlanda do Norte vive de várias nações. Temos as nossas como o caso dos  índigenas ou dos herdeiros da colonização alemã que tem surtos dizendo que o sul é mais desenvolvido.Mais acho que depois com as crises do estado do Paraná e Rio Grande do Sul,isso diminuiu um pouco.
A importação do pensamento positivista-durkheimiana dos franceses em nossas leis e ensino e a trajetória cívica francesa pós guerra franco prussiana foi o motor principal para que o Brasil caminhasse de forma rápida para sua integração de país que só se concretizou com Getúlio Vargas. Trabalho árduo que atrasou a nossa educação que fez que a gente decorasse mais o tamanho do Rio Amazonas do que fazer entender o que é um rio.
Falo em Getúlio porque ele usou com todas suas forças tudo que tivesse na sua frente para que o nosso país tivesse integrado de norte a sul. Fez vários momentos cívicos na tv,rádio e revista com ajuda da burguesia,trouxe a indústria de base,modernizou o Nordeste litorâneo e o norte que saiu de ser ilha,construção de rodovias e aerovias e censura a quem falasse mal do país.
A ditadura reforçou isso com sua forma dígida na questão do nacionalismo exarcebado,na qual o país deveria ser grande para poder crescer.Nem que para isso fizesse grandes obras,escondesse as deficiências econômicas do país e acelerasse a urbanização.
O futebol uniu todas as camadas econômicas com a seleção brasileira que a partir dos anos 50 e o primeiro título conseguinte,fez que todos os brasileiros  se sentisse brasileiro e ainda achar que todos temos sentimentos iguais de pátria, o que é uma grande falácia,já que se você for no Sul denosso país é um sentimento diferente.
O futebol é um mediador de conflitos depedendo do seu desempenho.No caso,o Brasil teve o insucesso de 7 a 1 e então o nosso país intensificou nos seus problemas e ainda em nossa casa?
Infelizmente o amor ao nosso país tornou se uma  coisa conservadora devido a seu uso negativo feita pelo estado.
O sentimento patriótico deveria ser um sentimento fraternal ,onde todos se ajudassem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...