Voltando para casa, vi ruas do centro de Nova Iguaçu vazias. Poucas tvs ligadas no impeachment iniciado as 17h. Quando a tv estava ligada numa padaria,os atendentes estavam pouco vendo o evento político,focado em seu trabalho ou simplesmente pensando em nada.
Pego ônibus para minha casa e vejo pessoas nas ruas bebericando suas cervejas aguadas, um casal de evangélicos com a bíblia debaixo do suvaco andando apressados seguidos de seus filhos atrás, desocupados escutando seu jukebox, porém baixo não sabendo porque.
Na verdade as pessoas que moram na periferia da periferia, ou seja,moram em bairros periféricos de cidades periféricas como Nova Iguaçu, são mais objetivas: pensam apenas no trabalho para sustentar seus filhos e que toda essa briga políticas dê um jeito porque todos são corruptos. Acham que esse assunto do impedimento da presidente é complicado de comentar, até porque nem sem lembra de quem votou ou quando lembra não sabe porque votou. Se lembrar, vai falar da festa da democracia que ele participou como panfletador na boca de urna ganhando 100 reais ou por algum favor médico ou até obrigação religiosa.
Porque eu começo a falar sobre a pouca importância que o pessoas que moram na periferia da periferia na qual vivo?
Porque eles na verdades elegeram os deputados que participaram do jogo de poder acontecido no Congresso Nacional na qual o povo foi totalmente ignorado apesar de cada deputado(a) começar: pelo povo de... ou falar que deveria ter novas eleições,porém tudo usado e falado para conseguir novas votações para eleição desse ano e dá satisfações a seu terreno eleitoral.
O povo na verdade estava bestializado, termo usado pelo historiador José Murilo de Carvalho para falar das pessoas que em 1889 não sabia o que era república. O povo não sabe o porque do impeatchment ou como começou todo esse processo.
Talvez por isso que os deputados fazem o que quiserem com a sua voz e seus atos para si e para o Brasil.O povo simplesmente pouco se importa com atuação legislativa de seus eleitos. Prefere sofrer com os atos e falas deles do que agir.
O golpe da oposição hipócrita contra o governo decrépito da Dilma, apenas mostra que apenas o poder interessa,mas projetos para o povo se apoderar de seus direitos, pouco importa.
***********************************************************************************
Espera se que o exemplo do PT, que resolveu governar com a burguesia corrupta, sirva para partidos ditos socialistas como PSOL em não pensar que apenas ocupando cargo legislativo e executivo vai derrotar o capitalismo e melhorar uma realidade.
Porém as mesmas características que aconteceram no PT como domínio de tendência sobre as outras e exaltação de deputados e lideranças,acabaram fazendo mais um PT.
***********************************************************************************
Nunca se prostituíram a palavra Deus, família, democracia, estado de direito,cristã. Os nossos deputados federais fizeram isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário