sábado, 29 de outubro de 2016

Programa de governo

Quando vejo na tv, o narrador falar"Programa de governo de..." começo a rir por dentro. Como em curto dois meses de programa ele vai apresentar programa de governo para as pessoas? 
Sempre acho que o candidato conta mentira,mesmo se tiver boa intenção.
Não que eu seja contra programa de governo,mas infelizmente quase nada é cumprido no que está escrito. É apenas para duas coisas: para apresentar ao TRE e ludibriar o eleitor.
Resultado de imagem para programa de governo mentirosoO TRE exige que quando a pessoa se candidate ao cargo executivo, apresente um programa de governo com várias páginas. Há tempos atrás,uma folha dessas tinha mais de 100 páginas e até era transformado em livro para ser distribuídos ao eleitores ou até vendido com direito a autógrafo. Hoje no tempo da internet e de falta de tempo das pessoas de lerem até gibi,planos de governos com várias páginas não são distribuídos aos eleitores,mas sim um panfleto com tópicos. Para o TRE o número de páginas diminuiu também,são de 5 a 10 páginas. Podem ser mudados durante a campanha o que está escrito nela,devido ao acompanhamento do eleitor no site do TRE. Nesse caso se tornou parte de uma burocracia entre tantas que o candidato deve cumprir durante a campanha.
Muito das vezes o programa de governo é feito com dirigentes partidários com forte orientação de publicitários ao lado.Sim, publicitário atua no programa de governo, afinal,candidato é um produto a ser oferecido e então tem de ter propaganda. 
Já quando esse programa de governo é apresentado ao eleitor,é apresentado de diversas formas. No panfleto de papel couché multicolorido,ela é apresentada de forma muito reduzido.Geralmente é criação de escolas,creches,hospitais e benefícios como redução da passagem,remédio de graça, vale cultura, desconto do IPTU....
Os panfletos na verdade apenas querem seduzir apontando os problemas que afligem mais o eleitor desesperado independente de classe social. Na verdade, é muito raro as pessoas lerem os panfletos,elas acabam prestando mais atenção na tv. 
A tv é mais interativa ao eleitor que pode ver a atuação do candidato ditando o programa de governo dirigido por um diretor. Dependendo da simpatia do candidato,o eleitor decide em que vai votar.
No debate,os programas de governo são mais lembrados.Parece um leilão!Um promete mais do que outro e ainda ataca o projeto do adversário.
Mas quando acaba a campanha, infelizmente o programa de governo é esquecido ou se cumpre apenas 10% do que foi prometido. 
A maioria não cumpre porque fez do programa de governo,uma mentira como o prefeito de São Gonçalo,Neilton Mulin que prometeu reduzir a passagem a 1 real e não cumpriu.Predeu a eleição recentemente.
Outros não cumprem porque quando se depara com a realidade do caixa do governo ou com a realidade espacio-social,vêem que falaram bobagem.
E outros até cumprem o programa de governo, mas não administra direito e acaba tendo que largar o projeto.
O programa de governo sempre vai existir e assim deve ser, mais o que as pessoas deveria verificar nos candidatos é o caráter do candidato e seu partido e também saber da sua realidade espacial e econômica para ver se a proposta é possível de ser cumprida.Se não fizer isso, o eleitor se comportou como uma pessoa que comprou o produto lindo e perfeito,mas que depois apresentou vários problemas.
Nesses casos, a informação é o melhor remédio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...