Todos perguntam se o modelo linear da tv está saturado. Uns apostam que tv será coisa pretérita. Se vermos o exemplo do rádio, a tv pode durar mais de cinquenta anos, porém interagindo mais com a internet. E também as emissoras não só criando conteúdo para tv, mas sim para internet.
Todos programas da tv como novela, telejornal e programa de auditório vai ter que interagir não só com o telespectador de tv,mas sim com o internauta que vê a tv com um celular,notebook ou até teclando com o pesado desktop. Ele hoje é multitelespectador.
Esse telespectador nas redes sociais e bloggers pode fazer a avaliação do programa em tempo real na qual pode levar um programa para o sucesso ou para o fracasso.
Hoje as tvs abertas e fechadas tem um concorrentes na internet como o vídeos streamings como You Tube e Netflix, fazendo que eles montem programas mais criativos. A tv aberta já perdeu vários pontos de audiências e a tv fechada perdeu vários assinantes para os streamings que exibi quase todos mesmos filmes do que ela e também pela teimosia de não liberar o telespectador de escolher o canal que quer assistir e pagar pelo que ver.
Os streamings como You Tube e Netflix fez com que as tvs mudassem a sua programação para acompanhar os novos hábitos do telespectador que se "intenautou". O You Tube hoje praticamente tem vários programas para as pessoas assistirem. A pessoa pode escolher o assunto que quer assistir em vez de esperar um programa na tv. Se uma pessoa quer saber sobre viajem, tem vários programas de viajem, se quiser de documentários tem vários. Tanto que as empresas estão diminuindo investimento na tv e rádio para investir na internet. E os youtubers (apresentadores do you tube) podem ser desde de uma simples dona de casa ou jovem estudante até um artista, esportista e jornalista famoso. Muitos famosos que trabalhavam na tv, acabam abrindo canal no You Tube para faturar de forma total.
Já o Netflix fez com que a tv fosse mais ágil como as séries e filmes. Um exemplo é o fracasso Deus salve o Rei que sem dragões e magias, tentou parecer com Game of Trones. E as novelas da Globo aos poucos está diminuindo pouco a sua duração de meses. Antes uma gestação de nove meses, diminuiu para 6 ou 7 meses. E ainda ela investe mais em séries.
E as redes sociais como facebook e twitter ditam muita das vezes matérias jornalísticas na qual as redações de tv acabam exibindo matérias baseada nas denúncia que o telespectadores fizeram nas redes sociais. Uma coisa que já existia no rádio.
Ainda teremos muitas surpresas na nova forma como no telespectador vê a tv. E não se espantem se um dia você em tempo real participe de forma holográfica nos programas de tv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário