terça-feira, 16 de julho de 2013

Clínica da dor

O blogueiro aqui passou de quinta até sábado com fortes dores na cabeça.Tomada alguns analgésicos,a dor melhorou de um lado,mas o outro lado não passava.E como a vida para esse blogueiro está corrida por questões profissionais,não podia parar recuperar a dor por completo.Nesse drama da dor,foi 4 analgésicos engolidos.A gastrite vai aumentar a sua extensão territorial.Melhorei no sábado,inexplicavelmente sem as dipironas sódicas.
Essas dores me lembravam a minha amiga médica sanitarista Dra Hélida Mascarenhas,uma guerreira da saúde pública.Poderia estar muito bem de vida,porém ao amor a profissão e a causa sanitária,o lucro foi só desaforos que levou dos governantes.
Hélida se quisesse,poderia estar um cargo maior,porém sua ética profissional e seu amor a profissão,lhe relegou a operária da saúde.
Uma de suas lutas é justamente a ligação que quero fazer com a minha dor:a clínica da dor.
Sempre em conversas que tínhamos,ela sempre tocava nesse assunto.Confesso que com esforço de minha atenção,não compreendia o que seria exatamente essa sua luta,ou seja,o que seria uma clínica da dor.
Porém arriscarei a falar sobre o tema,mesmo que depois receba alguma reclamação ou até que alguns leitores me expliquem.
A dor é um sintoma que alerta se um orgão do corpo,o ritmo interno do corpo está ok.Um exemplo é a dor de cabeça.Ela pode ter vários motivos.Desde um pequeno stress do dia a dia até a um tumor cerebral.De causas gástricas leves até dores colunares sérias.E assim vai.A dor de cabeça pode ter vários motivos.
O que eu fiz,de tomar dipirona sódica,é errado.Devia ir ao médico.
Porém o médico de hoje no Brasil,ele é alopático.Ele se guia dando o remédio para amenizar ou sanar a dor.Mais sintomas  reais poucos fazem.Vão em fórmulas que ele acha que dar certo.Ainda mais que a cidade,está com crescimento popular em ritmo acelerado.
Um médico para 100 pessoas,é impossivél por mais que o compromisso de salvar vidas seja muito grande.
Sabemos que hoje cresceu médicos ruins que pouco se lixa para o paciente.Porém os médicos bons estão sendo desafiados irresponsavelmente a sua profissão.
A falta de clinicas temáticas suficiente como uma clínica de coração ou nervos faz encher emergências de hospitais com clinico geral fornecendo atendimento mais geral possível.
As políclinicas públicas que existem e clinicas temáticas públicas que tem só marcam consultas 3 meses.
depois.
A clínica temática que seria de boa ajuda é a clínica da dor.Como falado no paragráfo,acima, ador é uma sirene.Assim como outros sintomas também.Analgésicos seria calar a sirene?
Para se ter essa clínica,há de ter forte investimentos como máquinas de exames,estrutura e ainda estudo.
Ador nessa clínica vai ser estudada para ser descobrir suas causas.E quem sabe até em alguns casos eliminar os remédios.
Porém Doril,Neosaldina e Aspirina perderiam receitas com o estudo da dor.
*********************************************************************************
Médicos estrangeiros
Geograficamente,é fácil ter argumento contra médicos estrangeiros no país.Não por xenofobia ou naquela cantilena que esses médicos roubaria vagas de outros profissionais daqui.Mais por questões espaciais,linguísticas, climáticas,culturais e até de lhe dar com a doença.Esse último é a roleta russa.Vai existir o médico com a formação variada a ponto de desvendar qualquer cultura de doença como um tipo de malária.Ou aquele médico que por maior graduação que tenha,não conseguirá desvendar uma doença.Não por incompetência,mas pela relação com espaço ser novo.No Brasil,a turbeculose para ser desvendada em uma boa parte foi mais de 120 anos,imagine um estrangeiro.
É estranho essa medida. do nada.Havia vinda de médicos estrangeiros para a nossa terrinha,porém para intercâmbio ou estudos dele em relação a nossas doenças tropicais.Apenas troca de figurinhas.Agora querer colocar um médico para ser efetivo no nosso país.Como se em um ano o estrangeiro não largasse tudo isso aqui e ir embora pela péssima estrutura de nossa medicina.Se o médico quiser ganhar bem,sabe-se que ele pode ir para o interior de qualquer região do país.Pagasse bem(apesar que algumas prefeituras dão calote) para médico.O problema é a estrutura que lhe oferecem.Ele ser um médico para 100 pacientes é a mesma coisa do médico brasileiro de agora.
*********************************************************************************
8 anos
Dá até para entender que o dublê de ministro da educação Aloísio Mercadante queira aumentar a formação do médico de 6 para 8 anos.Quer que a prática e teoria sejam simulteaneamente postas em práticas.Porém o que o seu ministro não sabe é que muito dos que fazem medicina e enfermagem já fazem esse estágio no 4° ano e alguns até clinicam em postos de saúde e clinicas particulares.Tal determinação seria até entendivél,se no final não fosse verdadeiro engodo. Importantes médicos do país estão criticando tal medida do estudante ter que estagiar mais 2 anos para receber o diploma.
Essa medida desencoraja as pessoas seguirem a medicina,principalmente os mais pobres,que tem dificuldades de passar no vestibular de medicina,e quando passa,tem dificuldades em concluí-la.E ainda ter que fazer mais dois anos,quando ele quer ter reconhecimentos e ganhos com seu trabalho.Isso vai desencorajar muitos desejosos a  querer fazer faculdade de medicina.Dará ênfase a elitização do curso.
O engraçado que isso que está acontecendo é num governo dito "socialista"
*********************************************************************************
Patota
Tem algumas igrejas católicas que infelizmente só está aceitando pessoas para abrigar peregrinos,se for do grupo selecionado da igreja.Caso contrário,nada feito.Tem uma certa igreja de um bairro de Sta Rita que é mais ou menos assim,não mandando visitas para quem quer abrigar peregrinos para Jornada Mundial da Juventude....




Um comentário:

  1. Na minha infância quando eu tinha doR de cabeça, a minha mãe (96) cortava uma grande batata chilena, mais conhecida por bata inglesa. pois, a tal batata era cortada em rodelas depois de descascada colocava em volta de minha cabeça, passando pela testa. Olha funciona. A tal batata dos andes, fornece o produto que os químicos dos laboratório extraem para fabricar os comprimidos milagroso para a acabar com as dores de cabeças de nossos simples seres humanos. Bom ALÍVIO PARA SUA DOR DE CABEÇA

    ResponderExcluir

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...