quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Ivana

Glória Perez em sua conta de twitter confessou que há muito tempo queria falar sobre transexualidade em uma novela, inspirada na experiência do primeiro transexual feminino, o sociólogo João Nery.Porém a Globo na época vetou a ideia por ser ousada demais e vetou a ideia Trinta e três anos depois,Glória quebra o tabu e fala sobre esse assunto de uma forma didática para as pessoas entenderem. 
E assim também fez com que comerciais de TV e de propaganda institucionais que colocam transsexuais em seus comerciais. 
Os transsexuais já tinham aparecido na TV bem antes nos anos 70 na figura de Rogéria,Jane di Castro e recentemente Liniker e Léo Aquila. Mas as pessoas não entendiam os motivos que levava alguém trocar de sexualidade. 
A novela então presta um serviço social importante colocar a história de uma trans jovem  como Ivana. A escalação de atores foi um acerto a parte.
O papel até então destinado a Thamy Miranda( que já fez uma novela de Glória Perez em "Salve Jorge") foi para novata Carol Duarte que está arrasando nessa novela com uma interpretação verdadeira e sem exageros. Até a impostação de voz na transformação de sexo está na medida certa.
Resultado de imagem para ivana
Muitos pensam que a escalação do inexpressivo Fiuk, da escandalosa Maria Fernanda Cândido e da atuação insatisfeita de Dan Stubach  foi um erro. Nunca vi uma novela acertar tanto em escalação no quesito escalação. Se a participação de Fiuk em outros fatos da novela foi um fracasso, no caso da Ivana a atuação de Fiuk se encaixa.
A atuação bem limitada do filho do Fábio Jr mostra o perfil de um homem ignorante e machista em relação aos transsexuais. A atuação sempre esnobe de Maria Fernanda Cândido foi necessária para mostrar as mães que não conhecem seus próprios filhos e que acabam impondo suas vontades. E Dan Stubach mostra  o pai equilibrado que tenta entender toda situação procurando ao máximo saber sobre a novo gênero da filha.
 Apesar desse modo de família em relação a um parente com um problema ser um clichê velho e muito usado por Glória Perez ( uma mãe rica e desesperada,um pai equilibrado, filhos problemáticos) a novela prestou um grande serviço as pessoas entenderem a transsexualidade e depois verem como uma coisa comum,sem mimimi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...