sexta-feira, 23 de setembro de 2016

A reforma educacional de Temer

Que a educação em nosso país precisava passar por reformas,não tinha se dúvida sobre isso.Principalmente no ensino médio,onde um aluno aprende 15 matérias e no final fica estressado e não  aprende nenhuma matéria. Porém essa reforma não atende aos alunos e professores e sim ao capital quando coloca matéria obrigatórias e não obrigatórias, cursos técnicos e uma formação parcial no ensino médio.
Para começar, o presidente golpista Michel Temer já colocou essa reforma de cima para baixo quando não discute com a sociedade sobre essa reforma. Foi como um golpe a informação dessa reforma. Mas o que esperar de um governo vindo de um golpe político?
Essa reforma é para se forma o mais rápido possivél uma mão de obra a melhorar a educação.Vejamos alguns pontos dessa reforma.

1- Aumento de escola com horário integral
A iniciativa é boa.  Colocar os alunos para estudar de 8 até o fim da tarde é uma idéia começada por Leonel Bizola quando governador do Rio de Janeiro na criação dos CIEPS. Porém  a escola integral de Temer é de 7 horas. Ou seja a escola integral ainda não será posta em prática na sua totalidade.
Ou seja, não chega a ser integral. O aluno contunará nas ruas no per´[iodo da tarde.
Na verdade a idéia de período integral nas escolas é apenas um projeto- slogan feita as pressas para dar resposta a mães dos alunos que considera escola uma creche ou para empresários que querem uma mão de obra rápida.
O governo prometeu mais de 1 bilhão em investimento no projeto de escola integral. Mas paira uma dúvida? O governo não estava em crise econômica? Na verdade foi  mais uma balela para se dar o golpe. Essa notícia de se investir essa grande quantia na educação dos estados da fedração,foi ótima para os governos dos estados que vão pegar uma parte desse dinheiro recebido e vão desviar para outros fins  que não será a educação.
2- Hierarquização de matériasno ensino médio

Não é novidade que os governos sempre quiseram de alguma forma eliminar matéria de ciências humanas como geografia,história,sociologia e filosofia. Menos cabeças pensantes e mais mão de obras braçais pensando maquinalmente. A ditadura militar fez isso com mestria quando fundiu todas matérias humanas e fizeram os estudos sociais e ainda colocaram matérias como OSPB e Educação Morais e Cívicas que não educou ninguém.
Nesse governo, querem minorizar a importância dessas matérias. Colocam as matérias de humanas como linha de  opção para disputar com formação técnica e profissional. Como se os alunos hoje quisessem ser pesquisadores de áreas de humanas ou professores.
A divisão de aprofundamento de estudos é uma coisa interessante.
Para se ter uma formação técnica profissional,tem de ser haver um investimento maior. Já existe as escolas técnicas,porém nas redes estaduais tem se poucas escolas técnicas como a FAETEC. Porém  nas escolas estaduais  de ensino geral apenas se tem parceria com iniciativa privada.
No caso, o governo Temer terá uma solução: parceria de iniciativa privada com o estado para dar cursos profissionalizantes.Uma iniciativa que vai estimular a tercerização nas escolas estaduais tanto na estruturação das salas de aulas ou contrato de profissionais.
Sobre outras divisões é  uma coisa que já se batalhava a muito tempo. Estudar coisa que se tem mais afinidade. Quer ser engenheiro,estuda divisão de matemática, quer ser médico, ciências da natureza,quer ser historiador,ciências humanas. Porém o aluno que se dedicou as ciências humanas terá dificuldades de fazer cálculos, o que escolheu matemática, será um alienado porque não conhece sua história ou seu lugar e com problemas de reflexão porque não teve filosofia ou de observar a sociedade porque não tevesociologia e de não conhecer seu corpo piorque não teve biologia.
Quem exercer uma divisão sempre terá uma lacuna,porque não aprendeu.
3-"Notório saber"
O grifo com aspas foi proposital para mostrar como o pessoal que está fazendo a mudança na educação brasileira colocam palavras para confundir as pessoas e depois prejudica-las.
A palavra é engraçada,mas é triste pelo seu significado. Se comete uma minorização com a profissão de professor, desvaloriza os anos de dedicação de formação de graduação e fere a ética  profissional.
A pessoa que se formou em história,agora poderia dar aula de arte ou geografia,desde que tivesse em seu curriculo de graduação,uma matéria de arte ou geografia.Pronto.Professor de história pode dar aula de geografia.Será que se esse professor tiver alguma matéria de química ou matemática pode dar aula dessa matéria? A conferir.
Na verdade esse notório saber foi para gerar conflito entre os professores e ainda desvalorizar matérias de humanas.
Um retrocesso na qualidade do conteúdo das matérias.
A geografa Núbia Beray Armond foi ótima em sua observação no Facebook sobre o notório saber.
Será que se eu tiver notório saber em cirurgia poderei "cuidar" do Temer? E se tiver curso de extensão em edificações, poderei construir edifícios, pontes e estradas? E se fizer curso de 45h em criminologia, poderei julgar o Mensalão?
Então pq professor de qualquer área pode ministrar Geografia?
O sucateamento da educação é um PROJETO. Um projeto nefasto que caminha a passos largos
Uma prova que essa reforma foi feito as pressas,sem detalhar o que seria esse notório saber.
4- Educação Física como matéria não obrigatória
Com anúncio dessa medida, parece que Temer não viu que o Brasil apesar de esforços de nossos atletas,não ficou entre as 10 países na Olimpiada do Rio. Também deve desconhecer que aumentou o número de jovens sedentários entre jovens que consequentemente ficaram mais obesos e adquiriram doenças cardiacas.
Muitos falaram que a educação física como está sendo dada é ruim devido a alguns professores de educação física apenas fazer atividades como vôlei,futebol,queimadas e não aprofundarem outros esportes. Porém muito dos colégios públicos não tem estrutura decente para se praticar esportes.Quadras inadequadas,campos cheios de buracos,falta de coisas básicas como bolas,roupas e  calçados para um determinado esporte e ainda péssimos salários para esses profissionais. Qual professor ficará estimulado em aprofundar nas aulas se tem falta de estrutura e baixos salários?
Se houvesse investimento na estrutura para prática de esporte e exercício contra sedentarismo, poderia  integrar a escola  de tempo integral.
5- Formação parcial
Nessa reforma,o aluno pode fazer o ensino médio de forma parcial. Quando completar um determinado número de horário de rotina escolar,pode ter um diploma parcial e asssim procurar um emprego. Na verdade o mais do mesmo. As empresas em nosso país exigem formação completa,porém depedendo da nescessidade,muitas acabam excluindo essa exigência.
Na verdade um desestimulo ao conhecimento e  apenas um reconhecimento formal da evasão escolar.

As reformas na educação pelo governo Temer a príncipio parece que é para desburocratizar e dinamizar a educação.Porém é apenas para atender a burguesia e alienar mais o povo.




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