segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Quando o PT, PSDB e PFL se juntaram em Nova Iguaçu

Parece impossivél a união das legendas PT, PSDB e DEM(ex-PFL) para apoiar alguma candidatura a prefeito ou fazer dobradinha para eleger algum vereador ou deputado.Porém se você for pesquisar nas lista do TRE-RJ,encontrará essa coligação para lá de "diferente". Na verdade quando os partidos tem algum interesse igual,a ideologia é jogada no lixo para derrotar adversário comum ou ganhar o poder e grana e junto. A ideologia cada vez mais enfraquece quando sai de grandes capitais e vai para cidades médias e pequenas.Quando mais se interioriza, a ideologia some,dando mais importância a nomes e lideranças locais.
Vivi essa situação de perto em 2004 quando trabalhei como panfleteiro na campanha do então candidato a prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Farias. 
Lindberg sabia que teria dificuldades para ganhar a eleição em Nova Iguaçu. Concorreria contra o Mário Marques,que exercia o mandato de prefeito da cidade de Nova Iguaçu,depois de uma renúncia misteriosa de Nelson Bornier ao mandato de prefeito de Nova Iguaçu. 
Fora que Lindberg não conhecia a cidade de Nova Iguaçu e iria se candidatar num partido,onde a nominata era ruim. Comparando com a atuação de 2000,onde o partido só elegeu um vereador.
Precisava arregaçar as mangas. Reuniu-se com  o deputado federal e presidente do PSDB Nova Iguaçu Itamar Serpa  que estava aborrecido com Bornier por causa de não apoiar seu nome a prefeito e também de não apoiar seu problemático filho a candidato a vereador..Quis fazer revide. Conversou com uma pessoa que tinha uma péssima fama de descumprir acordos,mas que tinha chance de ganhar.Não iria apoiar seu amigo Fernando Gonçalves que tinha votação suficiente para deputado federal. E assim apoiou Lindberg e o PSDB entrou na coligação
O PFL( agora DEM) foi uma troca de favores com César Maia que queria se candidatar a governador e precisava de que seu nome fosse espalahado mais para periferia.Sabia do grande carisma de Lindberg Farias.Pensou até em colocar seu filho como candidato a prefeito de Nova Iguaçu,assim como de Niterói ou São Gonçalo,mas desisitiu da idéia quando viu que seu filho não sabia falar com a massa. Resolveu apoiar Lindberg quando este mexeu no ego dele ao falar de projetos como Favela Bairro e que iria colocar esse projeto em Nova Iguaçu. Para administar esse apoio a Lindberg colocou  o deputado federal Rogério Lisboa que tinha rompido com Bornier.
E assim PSDB e PFL entraram na jogada da eleição de 2004 apoiando Lindberg para prefeito.
Os candidatos do PSDB e PFL não tinha qualquer ideologia.Eram pessoas simples como pequenos comerciantes,profissionais liberais e até desempregados. Não tinha noção do que representavam seus partidos. Uns até elogiavam o Lula e Garotinho. Chegou até ser divertido andar com aquelas pessoas que apenas queria apenas ganhar uma vaga na vereança iguaçuana.
Na verdade o PSDB queria eleger o filho do Itamar Serpa e o PFL, o Baiano. E isso era uma reclamação constante dos candidatos dessas legendas.
A simplicidade, fisiologismo e a falta de pensamento ideológico dos candidatos do PSDB e PFL foi uma mão na roda para Lindberg que estava cansado dos blablablás das  disputas políticas do PT. Usava eles como forma de se  aproximar das pessoas, junto com a bandinha que o acompanhava para não ficar muito tempo no lugar.
No final das contas a conta ficou quase perfeita; O PFL elege um vereador e o PSDB não elege nenhum,deixando aborrecido Itamar Serpa que não viu qualquer empenho do Lindberg para ajudar seu filho se eleger vereador. Eassim renunciou ser vice de Lindberg.Dizem que a coisa foi proposital.
Aaliança do PT com PFL e PSDB só ficou firme durante os 4 anos graças a Rogério Lisboa e o ex-vereador Maurílio Manteiga e outros puxa-sacos desses partidos que conseguiram uma boquinha no governo.
Teve candidatos até do PFL e PSDB que migraram para o PSB e PT para ter mais contato e uma possivél melhora nos seus índices de votação. Mais em 2008, só PFL que apoiou Lindberg,porque o PSDB apoiou Bornier.
Essa parceria pragmática é muito comum em cidades médias e pequenas e cadavez tende se aumentar depois  da maioria dos partidos de esquerda terem decepcionados seu eleitorado entrando para corrupção.Pobre povo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...