Sempre em dia de eleição ,minha alegria sempre foi acompanhar horário político na tv desde 1992.
E para minha surpresa me surpreendi com o novo formato do horário político. Para começar diminuiram a duração de horário político na tv de 30 minutos para 10 minutos. Porém os horários fixos no horário do almoço e jantar só são dedicados para candidatos ao executivo e com maior desigualdade de distribuição de horário já feita. Candidatos de partidos maiores tem de 3 a 6 minutos,enquanto de partidos menores pode ter 11 segundos! O que um candidato pode falar em 11 segundos? Só dizer seu nome e número.Nada de apresentação de projetos ou pelo mostrar a sua história. Na verdade essa medida foi para prejudicar partidos de esquerda.
Pior foi para exibição na tv dos candidatos a vereadores.Em vez de serem mostrados em horário fixos,agora serão mostrados durante os comerciais. Um dano e tanto para as pessoas que querem conhecer os candidatos e assim decidir em quem vai votar. Vai ter que pesquisarmais sobre candidatos por outros meios. Essa medida também prejudica os pequenos partidos e também os partidos de esquerda como PSOL e PSTU que terão poucas inserções na tv.
Pior ainda é para pessoas que moram em cidades periféricas que terão horário político exibido em outros canais. A Rede Globo exibe o horário político das capitais,enquanto outros canais exibem de outras cidades.
Uma pessoa que mora em Nova Iguaçu tem de ficar com a tv o dia inteiro na TV Bandeirantes,que tem uma programação ruim. E não vai deixar de ver um programa na Globo ou SBT para acompanhar horário político de sua cidade. Mais um empecilho para as pessoas conhecerem os candidatos de sua cidade.
Esse novo formato de horário político foi votado no ano passado para diminuir os custo das eleições e assim diminur a corrupção. Porém na verdade foi um projeto que o deputado federal e ex-presidente da câmara Eduardo Cunha colocou para diminuir a representação de partidos de esquerda e candidatos que representem o povo.
Mas infelizmente partidos como PT,PSOL e PC do B votaram a favor dessa lei para tentar hegemonizar a esquerda. Porém não deu certo. O PSOL que se deu mal nessa lei porque como tendo só 6 deputados,acabou perdendo representação nas escola de líderes na camâra dos deputados e também não é obrigado a ser convidado nos debates.
A solução para os candidatos mostrarem suas candidaturas de forma integral é usar as redes sociais e plataforma de vídeo.
Porém o horário político ajuda pouco na escolha de candidatos,porque as pessoas não se guiam no horário político para votar porque já veeê politicos como corruptos e estes não fazem nada para mudar essa realidade. Se guiam em vantagens que possam fazer para ele individualmente, ou seja quer ser comprado. Outros por ter uma ideologia política definida,já define em que vai votar. Ou simplesmente nodia da eleição pega um papel na rua na mão do panfleteiro ou no chão e vota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário