sábado, 18 de fevereiro de 2017

Uma coxinha e um refrigerante

Ontem a Folha de São Paulo revelou que o governo federal pagou alguns You Tubers para defender em seus canais a nova reforma do ensino médio. O investimento do governo foi de 295 mil reais para vários canais de You Tubers falarem da reforma.
Entre os canais que fizeram a defesa paga estão o do Pyong Lee,Você Sabia e outros canais.
O resultado dos vídeos é péssimo. Os Youtubers mal disfarçam que foram pagos para falar de uma coisa que não entendem.Parece que estão lendo um roteiro, porém falando de forma boba e escatológica sobre o assunto. Estão sem qualquer naturalidade e quase estático ao falarem de um assunto que eles não sabem e que não vivem.Pareceram até que aqueles alunos que leram no papelzinho para falar sobre o assunto na frente de outros alunos.
O título dessa postagem foi a resposta do youtuber Lukas Marques do canal Você Sabia(que recententemente descobriram que ele postava afirmações homofóbicas,racistas,machista e sexistas) quando perguntado quanto recebeu para defender a proposta da reforma do ensino médio.
É normal que um canal de You tube faça comercial de um produto , anuncie um evento pago ou até fazer um merchandising social pago do governo. Porém falar cegamente de um assunto que não domina,defender positivamente uma coisa que não sabe o que é , e ainda omitir fatos como a que a câmara dos deputados e senadores ainda vão debater o assunto e fazer possíveis alterações na lei é enganar o internauta que confia no cara.
Na verdade a maioria dos youtubers de opinião são jovens que falam  um monte besteira,palavrões sem contexto, falam e fazem coisas escatológicas de causas vergonha alheia. 
Um dos vídeos do canal Você Sabia fala de como cagar no banheiro(oi?). O do Pyong Lee comete a irresponsabilidade de ensinar a jovens fazer um hipnose,um procedimento sério que feito por alguém pode causar danos psicológicos.
É nesses You Tubers sem noção e sem postura  que o governo investe para convencer uma boa parte do jovens,  que a reforma do ensino médio é bom. E pior: convencer que estudar demais  é desnecessário e chato,que o professor é um carrasco para fazer que o aluno aprenda aquilo que ele não vai utilizar depois quando completar o ensino médio. Um tapa na cara dos professores que fizeram anos de graduação para fazer que o aluno tenha conhecimento científico.
Quem acompanha a proposta de reforma do ensino médio sabe que nada vai mudar enquanto não se mudar a estrutura da educação e aumentar salários e formação continuada aos professores. E que na verdade essa reforma é para atender as empresas que querem uma mão de obra especializada e ainda incentivar a terceirização das escolas ( http://aflechadocoracao.blogspot.com.br/2016/09/a-reforma-educacional-de-temer.html).
No fim da matéria da Folha de São Paulo,o Ministério da Educação(MEC) falou que pagar You Tubers para falar sobre a reforma é se adequar a linguagem do aluno que quer saber sobre o assunto e ainda é barato.Uma coxinha e um refrigerante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...