Enquanto o Michel Temer e sua equipe do Ministério da educação fazem uma reforma educacional para favorecer a burguesia e eliminar todo instrumento para conscietizar os alunos, eu tenho algumas propostas para uma revolução educacional no Brasil.
Vejamos:
1- Aumento de teto salarial dos professores
Aumentar 100% o teto salaria do professor em todos estados da federação.Um incentivo salarial para o professor faz com que ele se dedique de fato a docência. Tanto nas escolas públicas e particular,o professor deve receber um salário decente correspodente com os anos que ele se dedicou.
Infelizmente com o projeto educacional de Temer, ele quer precarizar a profissão de professor.
Professor quando recebe seu salário não só investe no sustento da sua cas,mas também na sua formação intelectual e profssional na compra de livros,cursos e investimento em saúde para cuidar de sua voz,mente e corpo.
2-Estrutura
Não adianta ganhar bem se não ter uma escola apresentavél na qual nada funciona.Uma escola que coloca 40 alunos na sala de aula,presão da direção e estado no professor,falta de segurança nos arredores da escolas,salas sem condicionador de ar com quadros brancos mal preservados,falta de grupos de pesquisas, falta de computadores e data-shows e não tem acompanhamento psicológico-pedagógico para auxiliar professores acaba fazendo que professores se estressem mais e acaba não rendendo na sala de aula tendo vários problemas de saúde.
Investimento pesado na estrutura nas escolas que possa incentivar os professores se dedicarem na formação educacional dos alunos.
3-Escola com período integral
Uma escola integral com professores bem pagos e uma boa estrutura é fundamental para formação do aluno.
Não adianta a escola de período integral ser apenas um guarda aluno,mas que ela possa incentivar o talento e cidadania desse aluno. A escola deve além de dar o cúrriculo normal,mas como também incentivar artes(música,dança,literatura e teatro),esportes, cursos técnicos e também estimular o auto conhecimento. Também fazer a escola como lugar de produção de ciência ,fazendo que alunos do ensino médio estejam em grupos de pesquisa de uma determinada ciência e assim sejam renumerados como estagiários.
4-Fim dos vestibulares
Em países como Argentina,Uruguai , Cuba e Estados Unidos, não existem vestibulares,mas sim análise de curriculo do aluno e sua participação na escola como ter participado em ações esportivas e artes. Porém o fim do vestibular tem de ser mudar totalmente o curriculo educacional porque senão muitos alunos não estarão preparados para entrar na faculdade como na questão do analfabetismo funcional e cognitivos
5-Ensino ténico obrigatório no ensino médio
A grade curricular no ensino médio deveria ser obrigatória ter curso técnico e com possiblidade das pessoas fazerem dois cursos técnicos se assim quiserem e pudessem. O sistema de formação geral na verdade não forma ninguém,apenas prepara talvez para o vestibular e mesmo assim com má qualidade.
O período integral nas escola serve justamente para abrigar os cursos técnicos.
Porém com concurso público para escolher professores que darão aula nas escolas ténicas e não sistema de charter,onde uma empresa apadrinha um colégio e oferece profissionais de sua empresa para dar aula,ou seja tercerização.
6- Periodização e liberdade de escolha da grade de disciplina.
Separar o ano em período semestrais é uma forma de oxigenar o ano vivido pelo aluno na escola. Cada período teria um total de matéria que não passasse de 10 disciplinas que seria de matérias fixas( matemática,geografia,história,biologia,português,línguas),disciplina técnica e disciplina livre.
Vejamos:
1- Aumento de teto salarial dos professores
Aumentar 100% o teto salaria do professor em todos estados da federação.Um incentivo salarial para o professor faz com que ele se dedique de fato a docência. Tanto nas escolas públicas e particular,o professor deve receber um salário decente correspodente com os anos que ele se dedicou.
Infelizmente com o projeto educacional de Temer, ele quer precarizar a profissão de professor.
Professor quando recebe seu salário não só investe no sustento da sua cas,mas também na sua formação intelectual e profssional na compra de livros,cursos e investimento em saúde para cuidar de sua voz,mente e corpo.
2-Estrutura
Não adianta ganhar bem se não ter uma escola apresentavél na qual nada funciona.Uma escola que coloca 40 alunos na sala de aula,presão da direção e estado no professor,falta de segurança nos arredores da escolas,salas sem condicionador de ar com quadros brancos mal preservados,falta de grupos de pesquisas, falta de computadores e data-shows e não tem acompanhamento psicológico-pedagógico para auxiliar professores acaba fazendo que professores se estressem mais e acaba não rendendo na sala de aula tendo vários problemas de saúde.
Investimento pesado na estrutura nas escolas que possa incentivar os professores se dedicarem na formação educacional dos alunos.
3-Escola com período integral
Uma escola integral com professores bem pagos e uma boa estrutura é fundamental para formação do aluno.
Não adianta a escola de período integral ser apenas um guarda aluno,mas que ela possa incentivar o talento e cidadania desse aluno. A escola deve além de dar o cúrriculo normal,mas como também incentivar artes(música,dança,literatura e teatro),esportes, cursos técnicos e também estimular o auto conhecimento. Também fazer a escola como lugar de produção de ciência ,fazendo que alunos do ensino médio estejam em grupos de pesquisa de uma determinada ciência e assim sejam renumerados como estagiários.
4-Fim dos vestibulares
Em países como Argentina,Uruguai , Cuba e Estados Unidos, não existem vestibulares,mas sim análise de curriculo do aluno e sua participação na escola como ter participado em ações esportivas e artes. Porém o fim do vestibular tem de ser mudar totalmente o curriculo educacional porque senão muitos alunos não estarão preparados para entrar na faculdade como na questão do analfabetismo funcional e cognitivos
5-Ensino ténico obrigatório no ensino médio
A grade curricular no ensino médio deveria ser obrigatória ter curso técnico e com possiblidade das pessoas fazerem dois cursos técnicos se assim quiserem e pudessem. O sistema de formação geral na verdade não forma ninguém,apenas prepara talvez para o vestibular e mesmo assim com má qualidade.
O período integral nas escola serve justamente para abrigar os cursos técnicos.
Porém com concurso público para escolher professores que darão aula nas escolas ténicas e não sistema de charter,onde uma empresa apadrinha um colégio e oferece profissionais de sua empresa para dar aula,ou seja tercerização.
6- Periodização e liberdade de escolha da grade de disciplina.
Separar o ano em período semestrais é uma forma de oxigenar o ano vivido pelo aluno na escola. Cada período teria um total de matéria que não passasse de 10 disciplinas que seria de matérias fixas( matemática,geografia,história,biologia,português,línguas),disciplina técnica e disciplina livre.
O aluno poderia escolher qual disciplina ele quer fazer com mais profundidade. É um absurdo o aluno estudar durante três anos toda a matemática,se no final ele não consegue e nem se interessa em aplicar o que aprendeu. Depedendo do curso técnico que ele escolher,pode até excluir ensino de matemática no curriculo não sendo obrigatório. Assim como outras matérias.
7- Incentivo nacional a leitura
Amplo investimento em propaganda para incentivo a leitura e investimentos em bibliotecas nas escolas públicas,assim como construção de grandes bibliotecas públicas nas cidades como o biblioteca Parque no centro da cidade do Rio de Janeiro.
Quem le se informa e assim acaba entendendo o que lê.
8- Ensino bilingue nas escolas
Ensino obrigatório de línguas como inglês,francês,espanhol nas escolas.Nãoda forma relapsa e preguçosa como os professores dão,mas que de fato o aluno saia da escola sabendo escrever,falar e ler em outra língua. Deveria se dar um prazo para que a população brasileira em 10 anos soubesse falar mais de uma língua.Infelizmente exigir isso no Brasil é piada devido a termos números alarmantes de pessoas que mal entendem o que escrevem e lêem.
9-Merenda de qualidade em todas escolas públicas
Que haja investimento na merenda escolar com comida de qualidade.Em vez da direção do colégio público decida sozinha o que colocar no prato dos alunos, que haja participação dos alunos,professores e direção de como será distribuída a merenda aos alunos. Também estimulo a comida saudavél nas escolas.
10- Intercâmbio entre escola e universidade
Se perguntar se há parceria entre escola e universidade no Brasil, com certeza personagens de ambos os lados responderão que não há.
Quem faz licenciatura,tem que quase se ajoelhar para pedir que faça estágio para contar nos números de horas dadas.
O estado deve aproximar mais a escola e a universidade ,colocando este para ajudar na formação do ensino médio do aluno.
Um exemplo: um escola de curso normal,deveria ter pessoas da área de pedagogia e serviço social ajudando na formação de futuros professores,assim como num curso técnico de edificação com mestre da área de engenharia e arquitetura. Haver trocas de informações e descoberta de talentos.