segunda-feira, 30 de maio de 2016

O problema da globalização do futebol e a formação dos futuros torcedores

Estou na sala de aula observando meus alunos do 8° ano fazendo o dever sobre globalização,quando vi uma discussão de dois alunos sobre a final entre Atlético de Madrid e Real Madrid pela Champions League
- Meu Real Madrid vai vencer o Atlético de Madrid de lavada-disse bem alto meu aluno eufórico
- E nada! O Atlético de Madrid brincou com o Barcelona. Vai colocar o Real Madrid no bolso
-Ué! Você não torce para o Barcelona e tá falando sobre a derrota dele.
-Eu sou Barcelona,mas odeio Real Madrid
-Então vai ficar secando meu time. Fica quieto na sua
-Time de viado esse Real Madrid.
Eu querendo participar do debate comecei a censurar a expressão viado e entrei na roda.
Perguntaram sobre meu time de futebol. Eu falei que eu era Flamengo.Ai o garoto falou para qual time eu torcia na Espanha. Como eu sou apaixonado pelo Flamengo, jamais torceria para qualquer time.Falei de sacanagem que era Getafe.
Mas papo a parte que foi longo,compreendi que está acontecendo o movimento no Brasil de torcedores globalizados. Meninos de 5 a 12 anos com time indefinido,acabam vendo timaços europeus fazendo partidas fantásticas para todo mundo ver e aqui no Brasil ver times como Flamengo e Corinthans fazendo jogos soníferos e horrivéis que acabam fazendo que o garoto e garota acabam fazendo outra coisa do que ver o jogo de um time nacional.
Na verdade esse fenômeno de pessoas de um país da América Latina,Ásia e África e até Oceania e Estados Unidos torcerem para times europeus cresce a cada dia. É  um fenômeno negativo,já que não estimula a times locais desse países a imitar o profissionalismo dos campeonatos europeus.
Se só preocupam com o poder e dinheiro,fazem campeonatos sem graça que em nada são parecido com os europeus.
Há várias justificativas para os times europeus evoluírem como os times serem uma S/A e investirem milhões e bilhões em jogadores caros e melhores. Mas a matéria prima vem daonde? Dos países sub-desenvolvidos. Craques como Neymar,Messi,Suarez,Dogba,Gervinho vieram dos países subdesenvolvidos e assim tem torcedores desses jogadores.
Porém a grande arma desses times é terem ligas fortes e federações que as representam. Eles globalizam a marca de seus times e campeonatos vendendo a transmissão de tv e internet para todos os países. E ainda vendem produtos licenciados dos times aqui em nosso país e ainda realizam clínicas de futebol ou fan fest com transmissão de jogos do seu times em praias.
Por isso que cada vez mais se tem torcedores do Barcelona,Real Madrid, Bayren de Munique,Chelsea...Ainda não se há grandes números de torcedores que só torcem para time europeu,porém os clubes brasileiros deveriam fazer uma discussão sobre isso,senão perderam futuros torcedores para o Zenit da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...