segunda-feira, 2 de maio de 2016

Ayrton Senna

Numa época onde você vê Felipe Massa em quase fim de carreira ainda tentando vencer um campeonato mundial, mal podia imaginar que antes dele teve um piloto chamado Ayrton Senna e que faturou três títulos mundiais e que até hoje deixou um nome para eternidade.
Eu acompanhei a saga de Ayrton pouco tempo. Foi em 1993, quando ele disputava o GP do Brasil de F1 e ele estava nas posições intermediárias e depois venceu a corrida. Mas o que me fez acompanhar a F1 de fato foi o confronto alucinado que ele tinha com Alan Prost. Apesar de terem tido arranca rabo antes, em 1993 foi muito emocionante, já que Prost tinha um carro superior a de Ayrton. Porém na raça Ayrton venceu algumas corridas e dificultava a vida do francês narigudo.
 Porém 1994, Ayrton morre num acidente em Ímola quando a seu carro choca o muro a mais de 300km/h. Ali o Brasil perdia um ídolo. Muitos até hoje especulam teoria da conspiração sobre a morte do Ayrton, porém a opção fatalidade é a melhor pedida. Após a morte de Ayrton,houve uma revolução na proteção dos pilotos,coisa que Ayrton lutou em toda sua trajetória.
Muitos acham injusto o porque não vangloriar o primeiro campeão brasileiro de F1 Emerson Fittipaldi e o tri-campeonato de Piquet. Pelo simples fato que o primeiro não teve a sorte de tanta mídia que se teve no período 80-90.Os títulos dos anos 70 de Emerson nem foram televisionados, deixando apenas que pessoas imaginassem carros com suas voltas. E muitas pessoas não tinham nem ideia o que era isso.Mas vale destacar que o campeonato de Emerson fez com que a Globo comprasse os direitos da F1.
Já Piquet foi um grande preguiçoso na questão publicidade e carisma. Se a FIA dependesse de Piquet para divulgar o campeonato mundial de F1, estaria em traço de audiências, já que Piquet fazia questão de ser antipático com todos personagens ao redor da F1.O que se chamava mais atenção da F1 do que os títulos do antipático Piquet,eram os acidentes dos carros de F1 na qual gerava feridos e mortes.
Ayrton mudou essa história pela sua epopeia, quando começa numa equipe medíocre como a Toleman e consegue resultados fantásticos como 2°em Mônaco e Spa Francochamps.E depois ainda conseguiu primeira vitória na Lotus. E para ir para McLaren foi um pulo na qual conseguiu os três campeonatos. 
A sua vontade de vencer,carisma, raiva, alegria,inteligência e sua sacada na questão de publicidade de imagem foi o que fizera dele um grande ídolo brasileiro, mesmo quando cometia algumas burradas como apoiar Collor e Maluf, ser as vezes grosso com fã ou ter namorado Xuxa e Galisteu e não criticar de fato a burguesia corrupta no Brasil.
Ayrton foi depois de Pelé,o símbolo brasileiro de globalização na qual todos conheciam e torciam.
Também foi um dos elementos de integração nacional quando foi considerado um símbolo de ser patriota.
Infelizmente por falta de carisma, brios,competência,pilotos posteriores a Senna, não conseguiram fazer seus feitos,mesmo tendo a sorte de terem carros competentes que poderia vencer uma corrida.
Seria demagógico falar que Ayrton Senna foi o melhor piloto da F1.Mas pelo menos foi um exemplo para pilotos posteriores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...