Há quase um ano atrás numa reunião de ministros com o presidente nazifascista Jair Bolsonaro para discutir sobre a situação do coronavírus no Brasil, foram ditas muitas coisas absurdas que demonstraram como esse país é administrado por pessoas que desrespeitam qualquer protocolo de humanidade.
Uma delas foi o ministro do meio ambiente, Ricardo Sales, que falou que deveria aproveitar o caos que o covid estava causando para que se passasse a boiada, ou seja, que leis que protegessem o meio ambiente fossem anulados ou desrespeitados para favorecer grandes latifundiários , mineradores e pesqueiros que desmatam e poluem de forma predatória.
Aqui no estado do Rio, a boiada passou na Reserva Biológica de Tinguá, uma reserva que foi criada nos anos 80 graças a luta de quem mora em seus arredores e militantes da causa da natureza.
Reservas biológicas são áreas protegidas pelo estado na qual não pode haver qualquer alteração do homem sobre o que tem nela. Só é aberta para visitações para fins culturais e educacionais e pesquisas científicas.
A Reserva Biológica de Tinguá compreende as cidades de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petropólis, Japeri, Miguel Pereira e Paulo de Frotin. Faz parte do bioma Mata Atlântica e tem variedades raras de fauna e flora. Porém cada ano a situação dessa reserva biológica piora em relação a questão de proteção:desvio de água para abastecer casas e áreas de lazer como sítios com várias piscinas para uso comercial, caça de animas selvagens para uso alimentício ou para criação ( lembre se que alguns animais selvagens podem ter vírus que podem afetar o homem e assim mata-lo) , extração ilegal de palmito para venda em feiras da região sem qualquer inspeção sanitária ( o risco de comer um palmito mal conservado pode causar butolismo causada por uma bactéria que pode provocar infecção generalizada no corpo), tráfico de drogas ( as populares bocas de fumo), manifestações religiosas na qual seus participantes jogam lixos no meio da mata, desova de corpos feito por criminosos, poluição de resíduos metálicos e invasão das fontes de água para tomar banho. Sem falar que algumas dessas ações são controladas por traficantes ou milicianos do estado do Rio.
Mesmo com esses problemas, havia um combate da guarda ambiental que prendia ou multava tais criminosos porque havia uma sede na parte iguaçuana que cobria a parte da Baixada e até outras áreas. Porém recentemente, a sede da Rebio passou de Tinguá para longíngua Teresopólis .
Com essa transferência de sede, a reserva biológica ficará desprotegida e acabará sendo depredada pelos criminosos e latifundiários da região. E o mais grave disso tudo é que nenhum prefeito das regiões que circundam a reserva não protestaram contra tal medida , o que é um absurdo.
Precisa se urgente denunciar tal abandono que a reserva está sofrendo e começar a postar sobre o que o desgoverno que administra o nosso país , está fazendo com a Rebio.
Esse blog vai sempre postar novidades sobre o que está acontecendo com a Reserva Biológica de Tinguá e assim fazendo que todos adiram essa causa ecológica tão importante para nossa vida.
Assine
Diante do abandono que a Reserva Biológica de Tinguá está sofrendo, foi feito um abaixo assinado para que todos assinem para que a sede do Instituto Chico Mendes volte para sede de Tinguá. O abaixo assinado foi postado no site de reinvindicação do meio ambiente criado pela ong internacional Greenpeace, Lá além da causa da Reserva Biológica de Tinguá tem várias causa em favor da proteção do meio ambiente.
https://www.obugio.org.br/petitions/pela-reabertura-imediata-e-urgente-da-sede-do-icmbio-na-reserva-biologica-do-tingua