segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A inutilidade dos protestos contra aumento das passagens

Muitos aqui vão começar a reclamar do que vou escrever nesse texto. Porém pouco me importo. É minha opinião que resume meus sentimentos sobre os protestos contra o aumento das passagens.
Acho que infelizmente deve haver um protesto contra o protesto das passagens. Muitos vão dizer que é melhor protestar  do que ficar nas redes sociais escrevendo. Ás vezes é melhor ficar em casa do que ver decepções quando você vê lider de classe estudantil ou de juventude partidária negociando com policial aonde pode ser feito a caminhada.
Já protestei muito em minha vida nos centro da cidade do Rio de Janeiro com apenas uma maçã no estômago ou me hidratando com água de bica dos bares ou esmolando refris dos companheiros. A idade passa e você começa a ver algumas coisas que exporei agora.
Se pelo menos tem críticas ao meu texto,pelo menos veja alguns pontos. Se não vai parecer igual ao policial Dante da novela das 9.

1-Cadê classe D e E? 

 Será que nos protestos contra a passagem tem o trabalhador que leva a sua família para protestar? Ou um grupo de estudante de escola pública que sai de do bairro periférico de Corumbá para protestar no centro da cidade do Rio de Janeiro? Ou desempregados que vão exigir que se abaixe as passagens?
Na verdade, nos muitos protestos contra aumento da passagem só vê pessoas que terminaram os estudos que fazem faculdade e que tem uma opinião formada e que ainda fazem parte da classe média. A maioria é branca e tem emprego.

2- Politicagem e oportunismo

Já viram que todo protesto contra passagem tem sempre bandeira de partido. Não que isso não seja bom,mas muitos partidos de esquerda como PT e PC do B e até organizações sindicais e  de estudantes que apoiam o governo e ainda ganham benesses monetários.
Fora que muito partidos de esquerda na verdade aparece nessas manifestações para mostrar que existe e os seus militantes mostrar que estão trabalhando para ganhar bônus com seus dirigentes.
Na verdade até alguns partidos jamais vão propor uma solução definitiva para acabar com aumento de passagem,porque vivem disso.

3- Black Docs

Sempre desconfiei desses mascarados que tacam fogo,apedrejam,encaram a polícia e quando são pegos nunca se divulga quem são eles. E geralmente a maioria vem de preto ou cores escuras e sabendo entrar em confronto com a polícia.
E detalhe: as vezes o protesto é pacífico(até demais) e de repente aparece do nada um cara desse aprontando com pedras e bombas mototov.
Ninguém sabe quem são essas figuras até hoje e de qual organização eles vem. Uns ou outros falam que são de esquerda,mas apenas mitos.
Não seria de estranhar que podem ser alguém da polícia infiltrado ou babaca alienado se achando anarquista.

Mais também tem uma minoria que é revolucionária.

4- Polícia

Infelizmente os manifestantes não sabem encarar a polícia. Acabam acuados ou quando encaram vão presos. Falta estratégia.
Ai que você vê que passeatas são mal organizadas, sem estratégias e sem número suficiente.
Suponhamos que todas 50.000 pessoas entrasse no trem pulando a roleta ou que essas ficassem sentadas na Av Getúlio Vargas? Será que a polícia cometeria uma chacina?
Mas infelizmente a relação com a polícia é de confronto ou de arreamento de calças de lideranças que negociam trajeto do protesto e assinam documentos para isso. Quando até alguns combinam jogo de cena.

5- Diversão

Muitos encaram protesto como diversão. Principalmente jovens que acham isso divertido ou encontrar velhos amigos. muitos não sabem nem o que está protestando e se sabem não param pessoas na rua que observam para aderirem a causa. 
Muitos para complementar a diversão usam drogas.
É ai que a manifestação perde seu caráter sério.

6- Discursos equivocados

Discurso já é chato. Imagine de líderes de protestos contra passagem. Não sabem nem o que está falando.
Falam só de abaixar a passagem,mas não fala sobre mobilidade.
Mais para que se na verdade eles querem apenas impressionar com discurso cllichês e até complicado.
Por isso que pobre se enfada desses protestos.
 

7- Falta de continuidade dos protestos

O engraçados desses protestos contra aumento de passagem é que só dura um dia. Depois manhã linda e maravilhosa.Só depois das 17hrs que acontece. Os protesto deveriam ser igual aos protestos dos alunos do estado de São Paulo que ficaram nas escolas. No caso do aumento das passagens,deveriam ficar na frente garagens das empresas de ônibus ou perto da sede do governo estadual ou municipal.

8- A união da burguesia

Os empresários de ônibus entendem perfeitamente a frase "A união faz a força". Sabem muito bem que se não fosse isso,suas empresas faliriam. Sua união é simples: tem uma federação de transporte forte,patrocinam candidatos a governos e casas legislativas,se unem a bandidagem,etc.
Ai se tornam muito mais fortes. E os que protestam?Sem estratégias
Não estou estimulando que não haja protestos,porém que sejam estratégicos e esclarecedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...