segunda-feira, 28 de março de 2016

Novela em câmera lenta

Há 2 semanas começou a novela "Velho Chico". O que reclamar de uma novela que os atores  tem uma atuação primorosa( faz até a atriz Carol Castro ter uma das melhores de suas atuações), a cenografia interna e externa ,um luxo e que de fato retrata a realidade e a fotografia, num espetáculo de cenas e luzes e um roteiro digno de disputar o melhor roteiro de uma festival estrangeiro?
A reclamar a lentidão da narrativa da novela que ainda acha que está na década de 90,quando as novelas eram feita de forma lenta,num momento que a internet não bombava.
Porém num tempo-espaço muito rápido que as pessoas fazem três coisas ao mesmo tempo, "Velho Chico", deixa a pessoa ter tempo de mexer no seu whatsapp e facebook longamente. Ou se tiver aquela dor de cabeça,acaba fazendo que a pessoa deixe de ver a novela para dormir e recuperar da dor.
Foi um erro desesperado de embutir essa novela para as novelas das 9 para futuramente disputar futuramente com Terra Prometida,continuação de Dez Mandamentos da Record, quando três novelas anteriores contava a história de forma rápida mesmo tendo 8 ou 9 meses de duração. É aquela coisa da pessoa deixar o celular num cantinho e prestar atenção na novela e depois no comercial postar sobre a novela em alguma rede social.
A novela é de ótima de qualidade, mas vacila na comunicação com seu público. O telespectador de hoje que faz mil e uma coisa, tem que ficar olhando a cena detalhadamente para saber o que está acontecendo. Não que isso seja ruim,é ótimo. Mas fora da realidade de hoje.
Sabe-se que a novela rompe uma  saga de novelas urbanas e contemporâneas que existe há mais de 10 anos.
Se a pessoa deixar de ver um capítulo da novela,tem um trabalho para saber o que aconteceu, já que o capítulo que ela está vendo não esclarece muito o capítulo anterior. Se deixou de ver uma semana,esquece.Terá altas dificuldades de entender a novela.
Os resultados desses problemas de narrativa da novela e também de como os capítulos não explicam tanto outro capítulo anterior já denunciam a audiência baixa da novela.
A novela escrita pelo filho e neto de Benedito Ruy Barbosa ainda pode ter uma boa movimentação na 3° fase, onde terá artistas conhecidos e também por causa que a próxima fase  sendo retratada na fase atual e contemporânea,pode ser feita de forma mais rápida.
"Velho Chico" na verdade deveria ser exibido no horário das 11, onde poderia se comunicar com um público mais paciente e selecionativo. A novela poderia até se permitir de ter duração menor, coisa comum de novela desse horário.
A novela de fato,apesar de ótima,tem der ter uma narrativa mais rápida e dinâmica
***************************************************************************************************************
Enquanto "Velho Chico" tem problemas de narrativa, a novela das 7 está ótima nesse sentido. Mesmo com um roteiro bobo, casais sem química e atuações jocosas de Juliana Paes e mais do mesmo de Mariana Ruy Barbosa,a novela faz com que as pessoas larguem seus celulares e prestam atenção nas cenas dessa novela.
O legal dessa novela é que mistura algumas coisas de novela mexicana( mocinha pobre x família rica) com  linguagem de Malhação.
E você pode deixar de ver a novela por uma semana que você vai entender a novela depois de vê-la.
***************************************************************************************************************
Até quando vamos ter uma cobertura imparcial sobre as notícias políticas de nosso país?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...