segunda-feira, 21 de março de 2016

Obrigado Gaúcho

Há exatos 23 anos eu me tornei flamenguista e de fato entender de futebol. Não como vários amigos meus que sabem escalação de times ou de escalação tática como meu falecido pai sabia. Porém adoro comprar o Lance e saber do meu time.
Foi engraçado o lance de me tornar flamenguista.
Foi aqui em casa vendo um jogo da Libertadores entre Flamengo e Minerven da Venezuela. Eu por incrivél que pareça estava mais naquele jogo para torcer contra, porque eu me achava botafoguense por causa do meu falecido avô na qual tive uma aproximação pouco lembrada,mas com sentimento bastante afetivo.
O jogo começa e logo nos 6 minutos o Flamengo faz 1 a 0. Faz não. Leva um gol de presente da fraca defesa venezuelana. Me lembro de ter ficado aborrecido. Mas continuei vendo o jogo com esperança do time venezuelano empatar o jogo. Mas de 3 minutos depois o Marcelinho marcou o 2° gol na qual eu também contestei. Porém depois com o 3° gol de Gaúcho, eu falei gol do Flamengo. Eu vibrei com o gol.
Nunca entendi até hoje o porque do gol.
O gol do Gaúcho foi normal,de cabeça. E também nenhum momento tive qualquer sentimento reprimido de ser flamenguista.Odiava o Flamengo. E o jogo não foi tão brilhante assim, era um jogo de um time com grande vantagem técnica contra um time que era mais fraco que um time carioca de campeonato estadual.
Até hoje não sei do porque ser flamenguista. Mas o meu primeiro grito de gol foi para Luís Carlos Toffoli,o Gaúcho.
Filho de família de classe média que lutava muito para sobreviver sai do Rio Grande do Sul para Goiás num tempo onde o Brasil estimulava a colonização do pessoal do Sul para o Centro Oeste.
Começou a sua carreira como jogador de base do Flamengo,mas por ser um jogador comum foi cigano da bola, na qual passou por vários clubes. Com certeza deve ter  mais histórias do que uma história marcado por ser um exímio jogador,nunca foi convocado pela seleção brasileira.
Porém em 1988 depois de várias passagens por clubes e sem ter nenhum brilho, foi para o Palmeiras numa época onde o campeonato brasileiro tinha uma regra que se houvesse empate, os times iam na disputa de penâlti para ganhar mais um ponto. E foi lá o centroavante defender dois chutes que deram ao palmeiras a conquista de um ponto.
Porém no Flamengo que brilhou na qual marcou vários gols mantendo a característica de um verdadeiro centroavante que era receber as bolas e marca o gol. Fazia essa função com boa presença de área na qual acabava fazendo gols de cabeça. Porém era um jogador mais de coletivo do que uma atuação individual marcantes.
Porém era conhecido pelo seu humor e polêmica,apesar de tímido. Numa dessas polêmicas foi em 1992, quando na primeira partida que o Flamengo realizou contra o Botafogo, o rubro negro venceu por 3 a 0.
Antes da partida, Gaúcho apostou um churrasco com várias cervejas. Quem perdesse,pagaria as carnes.
Uma bela desculpa para estar junto com seu conterrâneo,porém, a imprensa foi na casa do Renato Gaúcho e tirou a foto dos dois curtindo carnes e cervejas. Renato acabou sendo demitido.
Depois Gaúcho saiu do Flamengo para o Lecce,mas com o tempo perdeu o brilho que o caracterizava. Fez alguma graça no Atlético Mineiro,mas com o tempo acabou terminando de jogar no Anapólis-GO e ainda foi morar com a sua esposa Inês Galvão e administrar a sua fazenda em Goiás.
Foi um craque tanto no trato com os amigos e fãs e também na administração de seus bens na qual proporcionou conforto e paz para sua família.
Fecho esse extenso blog com emoção de sua esposa Inês Galvão que falou de como ele passou dessa terra feliz:
- Era um desejo dele. Certa vez, o Gaúcho me fez prometer que seria enterrado em Goiânia, onde foi criado. Estamos tristes, mas sabemos que ele foi muito feliz em vida e viveu tudo que quis. Ele quis ser jogador e foi. Quis ser ídolo de um grande clube e foi. Quis casar e ter três filhos e teve. Além disso, foi sempre irreverente. Deixa um legado bacana e várias histórias bonitas
 Pior coisa é você não conseguir encontrar com seus ídolos do passado.  Uma pena que eu vou ficar com essa falta de não ter podido agradecer a alegria que ele me deu em ser flamenguista. Obrigado Gaúcho!!!!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOCE ILUSÃO

 Alguém acredita que o Jair Bolsonaro vai ser tornar inelegível pelo TSE para sempre? Por mais que a gente solte fogos se caso o Bolsonaro s...