sábado, 2 de julho de 2016

Olimpíada Rio 2016 sem legado educacional

*Denison Albino

De um modo geral, todas vez que estamos próximos a grandes eventos esportivos questiona-se o papel da educação física na escola, nós que defendemos a educação física escolar e o esporte educacional, de forma qualitativa e progressista não podemos abrir mão de contribuir na formação holística do cidadão definitivamente formar atletas não é o papel da escola, quando se forma atletas, se seleciona, você é é obrigado a escolher os melhores excluindo os menos habilidosos, e o papel da escola e da educação é contribuir na formação de todos cidadãos, seja ele alto, baixo; seja ele gordo ou magro; habilidoso ou sem habilidade. Em suma o papel da educação física na escola é preparar o cidadão para a vida, que ele possa entender e perceber que a pratica de esportes e de atividade física é uma necessidade básica para nossas vidas desde a Infância até a velhice; portanto contribuir na formação holística do cidadão é muito mais importante que qualquer troféu, pódio ou medalha.
As olimpíadas Rio 2016, podem trazer muitas medalhas ao Brasil, mas sem nenhum legado para a educação física escolar, a maioria das escolas não tem sequer ao menos uma quadra, quando se têm é descoberta, ficando a mercê dos fatores climáticos, a educação física cada vez menos oferecido a alunos do ensino médio, alunos do primeiro segmento do ensino fundamental ainda não têm oportunidade de educação física na rede pública, educação Infantil nem pensar, quase sempre se restringe a alunos do segundo segmento do ensino fundamental, tendo aulas de 1:40 uma vez por semana, muito pouco.
Enfim para conseguirmos uma educação física de qualidade no Brasil, os alunos teriam que ter educação física em todos níveis da educação ou seja; educação Infantil, ensino fundamental e ensino médio, aulas três vezes por semana, tempo de duração de acordo com a faixa etária, ter condições estruturais e de materiais para os alunos; experimentarem todas culturas corporais do corpo; (jogos, esportes, ginásticas, lutas e danças), dessa forma contribuindo na formação plena e autônoma do educando.
*Professor de educação física e presidente da APAE Nova Iguaçu

Um comentário:

  1. Caro Bruno,
    são duas coisas diversas: Educação Física e formação de atletas.
    Em qualquer olimpíada, o país que mais conquista medalhas são os EUA, porque lá há uma política de formar atletas e incentivo a que jovens participem de competições esportivas. Ter uma atividade extra-curricular (não apenas esporte, mas teatro, música, jornalismo, poesia etc.) conta pontos para ingressar na Universidade. E muitos atletas que, jovens, brilham nos pódios terminam a vida como velhos doutores nas universidades.
    Quanto à Educação Física, a escola fracassa em formar hábitos porque torna obrigação o que deveria ser prazer. Então a escola não educa as pessoas para realizarem atividades físicas porque as obriga a isso, não forma leitores porque as obriga a isso. Aliás, a escola é uma instituição que consegue estragar tudo o que toca.
    Cada dia acredito mais que não progredimos por causa da escola, mas apesar dela...

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