Essa bizarrice aconteceu no município de Japeri na região metropolitana do Rio de Janeiro onde o estudante de ensino médio Yuri Santos de Oliveira de 19 anos foi feito secretário de meio ambiente, depois da renúncia do secretário anterior,o vereador Kerly que vai se candidatar a reeleição.
O jovem secretário ainda tinha pessoas de confiança como a sua mãe e a sua vó.
Todos fazem parte do grupo político do prefeito afastado de Japeri Carlos Moraes que tinha apoio de traficantes para se manter no poder.
Ainda o menino prodígio tinha acesso ao auxílio emergencial. Ou seja o garoto estava com o bundão gordo para lua.
Mais várias perguntas tem de ser feitas para se entender a realidade.
O prefeito de Japeri, Cézar Melo sabia da indicação de Yuri como secretário? Assinou sem lei? Se assinou, tinha encontrado o jovem estudante? Se assinou a admissão do secretário e encontrou o,quais foram os requisitos que ele preenchia ao cargo? O menino sabia alguma coisa sobre ecologia e meio ambiente? O vereador Kerly tinha caso com a mãe do Yuri? Yuri era laranja de Kerly? Ou do Carlos Moraes? O jovem secretário dava uma boa parte do salário a Kerly? Todos envolvidos sabiam que um dia seriam descobertos em uma coisa tão incomum?
São essas perguntas que seriam interessante para esclarecer o caso.
O município de Japeri por mais que faça parte do núcleo metropolitano e tenha crescido economicamente, ainda não sai da sua cultura provincial,onde ainda vive sobre a égide do conservadorismo, do dogma religioso e da naturalização da corrupção.
Para se ter uma idéia,partidos de esquerda tem alcance pífio ou simplesmente se adaptam a cultura da corrupção como PT, PSB e PC do B.
Não será surpresa com essa realidade que o município vive,se tiver mais casos bizarros na administração de Japeri.
E vai demorar anos para Japeri eleger políticos sérios com idéias com alta progressividade. Só será possível no máximo de 20 anos onde jovens não contaminados pela desesperança e provincianismos possam fazer uma mudança na política do município.
Aliás, será que os envolvidos sofrerão alguma punição? Será que Kerly será reeleito,mesmo com tal absurdo?
ERRATA: Na verdade o ex zecretario do meio ambiente Kerly não se elegeu em 2016,sendo assim não tendo cargo de vereador esse ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário